15/09/2013

Tempestade Ingrid se torna furacão perto do Golfo do México


Da Reuters
A tempestade tropical Ingrid se tornou um furacão de categoria 1, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) nos Estados Unidos, neste sábado (14). O Ingrid se torna o segundo furacão da temporada do Atlântico neste ano e a nona tempestade, segundo o centro, levando fortes chuvas ao leste do México.
Imagem do Centro Nacional de Furacões mostra o Ingrid na costa do Golfo do México. (Foto: Reprodução/ nhc.noaa.gov)Imagem do Centro Nacional de Furacões mostra o Ingrid na costa do Golfo do México. (Foto: Reprodução/ nhc.noaa.gov)
Em seu boletim das 21h GMT (18h de Brasília), o NHC anunciou que Ingrid registra ventos máximos constantes de 125 km/h, seguindo na direção norte, a 11 km/h. O furacão se localizava 315 km ao leste de Tuxpan, na costa do Golfo do México.
Os meteorologistas alertaram para chuvas torrenciais, registrando índice pluviométrico entre 250 e 380 milímetros em vastas áreas do leste do México. As chuvas "podem provocar inundações repentinas e deslizamentos de terra perigosos para a vida", ressaltou o NHC, em seu último boletim. No mar, pode haver ondas com altura acima do normal e com capacidade destrutiva, nas próximas 48 horas.
As chuvas da tempestade fizeram o nível dos rios aumentar e levaram os serviços de emergência a preparar evacuações, segundo a Reuters. A agência informou, no entanto, que a estatal petrolífera Pemex disse que suas instalações no Golfo do México operavam normalmente.
Fortes chuvas castigaram Veracruz esta semana, matando 14 pessoas, 13 delas em um deslizamento de terra que soterrou várias casas. O Serviço Meteorológico Nacional do México disse que também são esperadas chuvas torrenciais nos estados de Chiapas, Guerrero, Tabasco e Oaxaca
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário