Presidente da Comissão Episcopal do setor em Portugal pede «átrio permanente» de fraternidade
Lisboa, 08 out 2013 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização desafiou as comunidades católicas portuguesas a promoverem um “átrio permanente de fraternidade aberto ao mundo”, numa mensagem dedicada ao mês missionária, que se celebra em outubro.
Segundo D. António Couto, bispo de Lamego, a Igreja deve evitar a “novidade da última moda” e procurar “o dom total de si mesma, num estilo de vida pobre, humilde, despojado, feliz, apaixonado, ousado, próximo e dedicado”.
A mensagem é publicada no guião do ‘Outubro Missionário 2013’, da Igreja Católica em Portugal, que tem este ano como lema ‘Uma Igreja missionária, terna, pobre e para os pobres.
O padre Alberto Silva, presidente dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), destaca nesta edição que “as marcas da crise são especialmente visíveis nas famílias e nos jovens atingidos drasticamente pelo desemprego
“Nestes tempos, quando somos tentados a fechar-nos em nós mesmos, a nossa fé não nos deixa acomodar neste círculo fechado, mas é energia vital para nos abrirmos, sermos solidários e atentos ao próximo”, assinala o religioso.
Na sua primeira mensagem para o Dia Mundial das Missões (este ano a 20 de outubro), o Papa desafiou a Igreja Católica a sair das suas fronteiras para anunciar o Evangelho “com coragem” às “periferias” da humanidade, em tempo de crise.
“Toda a comunidade é ‘adulta’ quando professa a fé, a celebra com alegria na liturgia, vive a caridade e proclama a Palavra de Deus sem descanso, saindo do seu próprio ambiente para levá-la também às ‘periferias’, especialmente as que ainda não tiveram oportunidade de conhecer Cristo”, destaca Francisco.
O Papa fala numa “época de crise” que afeta “a economia, as finanças, a segurança alimentar, o meio ambiente” bem como “o sentido profundo da vida e os valores fundamentais que a animam”.
“Nesta situação tão complexa, onde o horizonte do presente e do futuro parece estar coberta por nuvens ameaçadoras, torna-se ainda mais urgente levar com coragem a todas as realidades o Evangelho de Cristo”, observa.
O Dia Mundial das Missões, que se repete pela 87ª ocasião, é associado em 2013 ao Ano da Fé, convocada pelo Papa emérito Bento XVI.
OC
|
Nenhum comentário :
Postar um comentário