A aula inaugural do módulo de avaliação e acolhimento dos profissionais estrangeiros inscritos na segunda etapa do Programa Mais Médicos será realizada na manhã de hoje, na Escola de Saúde Pública. Nessa etapa, 300 médicos cubanos serão testados. O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, também participará da aula inaugural do programa.
A primeira turma de médicos estrangeiros iniciou esse processo no mês de agosto passado, sob críticas do Sindicato dos Médicos do Ceará Foto: Kiko Silva
A última avaliação aconteceu entre os dias 23 e 27 de setembro e testou os conhecimentos dos médicos estrangeiros em Português, Saúde Pública, Sistema Único de Saúde, Ética e Regulação, por meio de provas discursivas e com uma simulação de consulta. A preparação para a prova acontece a cada 21 dias e, mesmo após a aprovação, os profissionais permanecem sendo avaliados periodicamente.
A média mínima para aprovação é de 50% de aproveitamento. Os que conseguirem menos do que essa porcentagem farão mais um módulo de recuperação do conteúdo. Os que conseguirem menos de 30% de aproveitamento terão que voltar aos países de origem.
A segunda fase levará mais um lote de profissionais brasileiros e estrangeiros às unidades de assistência básica do interior dos Estados e das periferias de grandes cidades. Ao todo, 27 municípios cearenses começam a receber outros 45 médicos, todos formados no País. Os profissionais atuarão, por três anos, nas unidades básicas de saúde em cidades do interior e nas periferias de grandes cidades. É responsabilidade do município o custeio da moradia e da alimentação dos médicos do programa ao longo dos três anos de atuação.
Niário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário