11/10/2013

Organização para Proibição de Armas Químicas ganha prêmio Nobel da Paz


A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW, na sigla em inglês) foi anunciada nesta sexta-feira (11) como vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2013.

Diretor-Geral da Organização para Proibição de Armas Químicas, Ahmet Uzumcu, durante entrevista à imprensa em Haia, Países Baixos, 11 de outubro de 2013 Foto: Reuters

Criada em 1997 e com sede em Haia (Holanda),a instituição implementa a Convenção de Armas Químicas, tratado internacional que baniu o uso deste tipo de armamento no mundo. Recentemente, a Opaq recebeu atenção por ter assumido a missão de destruir o arsenal de armas químicas na Síria.

Segundo o comitê do Nobel, na Suécia, a Opaq foi escolhida pelo seu esforço para acabar com as armas químicas em todo o mundo. "Os recentes acontecimentos na Síria, onde as armas químicas foram novamente colocadas em uso, enfatizam a necessidade de aumentar os esforços para acabar com essas armas", diz trecho do anúncio desta sexta-feira.

O chefe do comitê, Thorbjrn Jagland, diz que a intenção é que o prêmio também incentive ainda mais países a aderirem ao tratado. Em sua história, a Opaq já realizou mais de 5.000 inspeções em 86 países e fiscalizou a destruição de 57.740 toneladas métricas de armas químicas, o que corresponde a 81,1% do total dos estoques de armas químicas declarados pelos países.

O comitê do Nobel alertou ainda que Estados Unidos Rússia não cumpriram a meta de eliminar suas armas químicas até abril de 2012. Os dois países ainda detêm, respectivamente, 10% e 30% de seu arsenal. A Opaq conta com menos de 500 funcionários e, em 2011, teve um orçamento de aproximadamente 74 milhões de euros (R$ 218 milhões).

Em 2002, o brasileiro José Maurício Bustani, hoje embaixador do Brasil na França, foi destituído da presidência da Opaq por pressão dos EUA.

Nobel 

O prêmio frustrou as expectativas das mídias britânica e americana, que previam a escolha da ativista Malala Yousafzai, a paquistanesa baleada na cabeça pelo movimento islâmico Taleban por causa da militância pelo direito das mulheres à educação.

Ao todo, 259 candidaturas foram apresentadas para o Nobel deste ano. Outro cotado era o médico congolês Dennis Mukwege. Em 2012, o Nobel da Paz também surpreendeu com a escolha da União Europeia (UE). Como vencedora, a Opaq recebe uma medalha de ouro e um prêmio de 8 milhões de coroas suecas (R$ 2,7 milhões).


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário