11/11/2013

APLICATIVOS DE TÁXI: Solução para ganhar mais tempo

Easy Taxi e 99Taxis ajudam passageiros e motoristas a economizar tempo com segurança

Imagine a cena: você liga para pedir um serviço de táxi e espera por vários minutos, se estressa, não sabe onde está o veículo, se já saiu. Enquanto isso o tempo passa. Agora um outro cenário: você acessa o aplicativo para chamar o táxi e, em poucos minutos, o carro chega. Melhor: você vê o trajeto inteiro que o taxista faz do ponto dele até sua casa e fica com todos os dados do profissional (telefone, foto e placa do veículo, por exemplo). Duas cenas reais do nosso cotidiano.

Para taxistas como José Airan, os aplicativos têm se tornado uma ótima ferramenta para ganhar ainda mais dinheiro com corridas certas Foto: Natinho Rodrigues

No caso dos aplicativos de táxis, temos dois serviços bem famosos que estão sendo usados em várias capitais no Brasil: Easy Taxi e 99Taxis. A ideia do serviço veio de similares do exterior, no caso da 99Taxis, garante o presidente da empresa Paulo Veras. "Ao vermos aplicativos similares funcionando na Alemanha e Inglaterra resolvemos trazer a ideia para o País e foi ao ar em 1º de agosto de 2012. Hoje temos 18 mil táxis cadastrados em 60 cidades espalhadas por todo o território nacional. Temos mais de 500 mil passageiros com o aplicativo instalado no Brasil. Não detalhamos o número por regiões, mas as cidades mais fortes são São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte".

Em Fortaleza, com menos de 3 meses na Capital cearense, já há mais de 400 taxistas cadastrados no serviço da frota de 4.392 profissionais, segundo o embaixador da 99Taxis na cidade, Benedito Paulo. "E o número não para de crescer", garante ele que funciona como um administrador da rede no Ceará.

Apps x método tradicional

A dificuldade de pedir um táxi pelos meios convencionais (telefone ou ir pra rua buscar algum) fez com que Tallis Gomes, CEO da Easy Taxi, criasse o serviço. "Criei a Easy Taxi durante o Startup Weekend no Rio de Janeiro, em 2011. Eu cheguei àquela edição com a ideia de criar algo para resolver problemas de trânsito. Depois de desistir da ideia do aplicativo para localizar ônibus na primeira noite, resolvi ir para casa. Liguei para o táxi e fiquei esperando mais de meia hora para a atendente me dar um retorno e mesmo assim ela ainda não tinha encontrado nenhum taxista disponível. Fui para a rua, debaixo de chuva lá no Leblon, à procura de um veículo. Foi aí, que tive a ideia de criar um aplicativo para chamada de táxi. A experiência negativa me levou a sair vencedor do evento e a criar a startup", conta Gomes.

Segundo ele, a Easy Taxi hoje disponibiliza o serviço em 27 cidades brasileiras (como Belém, Vitória, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo) e 29 localidas no exterior. De acordo com o CEO da Easy Taxi, hoje o serviço dele conta com 80 mil taxistas cadastrados e 2,5 milhões de usuários em todo o mundo.


Vencendo a desconfiança

Tanto a Easy Taxi quanto a 99Taxis venceram a desconfiança do serviço com muito trabalho junto aos taxistas, principalmente, visto que haviam poucos smartphones. "Focamos em prestar um bom serviço para eles e também nos aproximarmos deles. Passávamos mais de 20 horas por dia falando com taxistas e explicando como o sistema funcionava e pedindo para eles apostarem na gente", afirma Gomes.

Paulo reforça que a confiança foi difícil de conquistar, mas o fato de a segurança ter os dados tanto do passageiro e do taxista visíveis ajudou muito. "O aplicativo é uma ferramenta que melhora substancialmente a segurança de motoristas e passageiros. Para os motoristas, fica bem melhor pegar um passageiro que já fez um pré-cadastro e validou um número de celular".

"Já o passageiro tem a certeza de contar com um taxista regularizado (checamos toda a documentação). Também recebe a foto, o telefone e o nome do motorista que vai buscá-lo, a placa e o modelo do carro, e ainda pode acompanhar a chegada pelo mapa no telefone antes de ir pra rua para entrar no táxi", diz Paulo.

Custos dos taxistas

No serviço Easy Taxi, dependendo da cidade, cada corrida feita através do aplicativo custa R$ 2 aos taxistas. Já na 99Taxis ainda é totalmente gratuito, mas, segundo a assessoria de imprensa, em breve haverá intermediação da cobrança pelas corridas quando a 99Taxi terá uma comissão.

Mesmo assim, os taxistas consideram o uso dos aplicativos uma saída muito interessante. "É um negócio fantástico. Este aplicativo vem modernizar e trazer um atendimento rápido e seguro para o cliente e para nós taxistas também", resume José Airan que trabalha para as duas empresas. "No meu celular aparecem os dados dos clientes e nos deles os meus. Isso é muito bom para todo mundo", complementa o taxista. José Maria, taxista que trabalha para 99Taxis, concorda com o colega. "Ficou muito mais seguro para as nossas corridas agora. O ganho mensal aumentou também", afirma deixando claro que, como Airan, não largou o serviço tradicional de rádio táxi. "Faço corrida por todos os métodos, pelo aplicativo e o tradicional também".

Usuários satisfeitos

Jaime França Filho, comerciante, aprovou o serviço porque agora sabe exatamente a rota e o tempo do taxista. "Não atraso, tempo perdido nunca mais". O economista Luis Gonzales usa o aplicativo da Easy Taxi há 6 meses, desde que chegou a Fortaleza, e vai além. "Antes perdia muito tempo, chegava atrasado para minhas reuniões. Isso é uma revolução, vai mudar por completo a forma de pegar táxi". Naiana Patrício, auditora, usa o serviço da 99Taxis desde que morava em São Paulo. Ela gosta de economizar o tempo usando o app e só vê um defeito: "eles poderiam, aqui em Fortaleza, usar mais a maquineta do cartão como tem em São Paulo. Afora isso está perfeito".

Jaime França está bastante satisfeito com o aplicativo de táxi, pois o serviço lhe poupa tempo todos os dias Foto: Helosa Araújo

Mesma opinião tem Nayana Lima, funcionária pública, que também começou usando o app da 99Taxis na Capital paulista. "A segurança de saber quem é seu taxista é fundamental", garante Nayana.

Sindicato quer registro

O Sindicato dos Motoristas de Táxi do Ceará aprova o serviço dos aplicativos, mas acredita que, para maior segurança de todos os envolvidos, seria melhor que os serviços fossem registrados na Empresa de Transporte Público de Fortaleza (Etufor). "Eu não sou contra o aplicativo, mas queremos que ele seja regulamentado pelo órgão responsável que é a Etufor", garante o presidente do Sindicato, Vicente de Paula que completa que o sindicato não tem planos de criar um aplicativo da categoria.

A direção da Easy Taxi não quis polemizar com o Sindicato, mas o presidente da 99Taxis, Paulo Veras afirmou que o aplicativo é uma empresa de tecnologia que presta serviços a condutores de táxi e a passageiros espalhados por dezenas de cidades do Brasil através da internet e não de uma localização física por isso não acha necessário o registro na Etufor. Para os taxistas não há problema algum no serviço. "Os dois podem coexistir, sim. Trabalho com ambos e não vejo problema algum", disse Airan. Segundo a assessoria de imprensa da Etufor, não existe uma previsão para o controle pela Prefeitura aos aplicativos.

Mais informações

Para baixar os dois aplicativos vá até a AppStore (smartphones com iOS) ou a Google Play (Android). Ambos são gratuitos.

DANIEL PRACIANO
EDITOR WEB 
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário