09/11/2013

Casa de Formação Santo Afonso - Parquelândia


Prof. José Cajuaz Filho*
A paróquia, célula mater da diocese, é uma comunidade de vida. Toda essa vitalidade, ela a encontra na vida sacramental e se espraia na vida apostólica. Não há paróquia, digo mais, não há Igreja sem sacramentos e sem apostolado.
O culto e os sacramentos se realizam num templo material. Claro está que o templo não é“conditio sine qua non” do culto e dos sacramentos, mas facilita sua realização, pois qualquer lugar em que se preste culto a Deus é um templo: “Onde duas ou mais pessoas estiverem reunidas em meu nome, eu estarei no meio deles”.
Além do culto e dos sacramentos, uma outra atividade  de suma importância na vida da paróquia e portanto na vida da Igreja é o apostolado. Ide e ensinai a todas as gentes. É o trabalho das pastorais da paróquia.
Cada batizado deve fazer outros discípulos viverem a mensagem de Cristo. É o exercício do apostolado e a vivência do batismo.
Como para o culto o espaço físico é necessário, também ele o é para a preparação do exercício do apostolado.
Por isso a paróquia deve dispor, além do templo, de um ambiente apropriado para a preparação daqueles que vão se fortificar na fé e exercer seu apostolado.
Na Paróquia de Santo Afonso existia a falta de um local para encontros, reuniões de formação e lazer, cursos e demais atividades ligadas ao apostolado e à vida da Igreja.
Isso não quer dizer que por falta de um local adequado o apostolado não se realizasse. As pastorais vivas da paróquia que o digam.
Todo o trabalho de formação e de preparação era realizado no hall ou quase  garagem da Casa paroquial. Claro que isso não tirava o brilho do trabalho nem o ardor daqueles engajados no apostolado.
Sentindo essa necessidade, Padre Geovane, vigário, paroquianos e amigos decidiram enfrentar o problema e presentear a Paróquia com um local para as atividades apostólicas. É a Casa de Formação Santo Afonso.
A caminhada foi longa, árdua e difícil. A Bíblia nos fortalece nas dificuldades. Samuel havia passado por muitas lutas e dificuldades, mas contou com a ajuda e a graça de Deus.
Por isso após as dificuldades, ele exclamou: “Até aqui o Senhor nos ajudou”.
Conhecedor da história de Samuel, Padre Geovane arrostou todos os percalços e dificuldades sem esmorecimento, pois o Senhor estava presente.
Samuel, no lugar da vitória colocou uma pedra – Ebenézer- para recordá-la para a posteridade. Na Parquelândia, está inaugurada a Casa de Formação Santo Afonso para que, no futuro, saibam que o Senhor esteve conosco.
Não é um lugar luxuoso, mas tem todas as condições para o exercício da pastoral. Não é um palácio. É uma nova Betel, a casa do Senhor, onde se vai buscar forças para o exercício do ministério pastoral.
A Paróquia da Parquelândia, Padre Geovane, os paroquianos e os amigos estamos de parabéns.             

*Professor da Universidade Estadual do Ceará e do Instituto Federal de Educação e Tecnológica.

Nenhum comentário :

Postar um comentário