05/11/2013

Espaço Cultural Unifor recebe prêmio do Sescap

Estimulando a arte e a cultura há mais de duas décadas, o Espaço Cultural Unifor foi agraciado com honraria
Por conta do trabalho desenvolvido há mais de 20 anos, o Espaço Cultural Unifor, da Fundação Edson Queiroz, foi agraciado ontem com a quinta edição do Prêmio Empresa Cearense de Serviços 2013, oferecido pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará (Sescap-CE). A cerimônia ocorreu na sede da Fiec, onde o superintendente da Nacional Gás, Edson Queiroz Neto, recebeu a homenagem como forma de reconhecimento das atividades de fomento à arte e à cultura que o ambiente da Universidade de Fortaleza (Unifor) promove.

O presidente do Sescap-CE, Carlos Mapurunga, entregou a honraria ao superintendente da Nacional Gás, Edson Queiroz Neto, que representou o Chanceler da Unifor e presidente da Fundação Edson Queiroz, Airton Vidal Queiroz Foto: Tuno Vieira

Representando o Chanceler da Unifor e presidente da Fundação Edson Queiroz, Airton Vidal Queiroz, Edson Neto proferiu discurso e destacou os grandes nomes que já passaram pelo Espaço Cultural Unifor, assim como a importância da arte para a sociedade. "Trata-se de um trabalho que ano a ano vem ganhando mais corpo. Nós já tivemos grandes nomes, como Rubens, Rembrandt, o brasileiro Raimundo Cela, da nossa terra, mas também Portinari e Vik Muniz, que está em evidência hoje. É um trabalho que vem para ampliar a visão da nossa realidade, complementando assim a questão acadêmica da Unifor", afirmou Edson Neto.

Outro ponto destacado ontem por Edson Queiroz Neto foi o trabalho social que o Espaço Cultural Unifor faz questão de desenvolver em Fortaleza.

"Trazemos sempre escolas para visitarem as exposições. Qualquer instituição que quiser participar pode se cadastrar e agendar a visita. É um serviço realmente gratuito", disse.

A escolha

De acordo com o presidente do Sescap-CE, Carlos Mapurunga, o sindicato analisou três critérios principais para definir o vencedor da premiação. São eles: empreendedorismo, excelência em gestão e responsabilidade socioambiental. "Essa é a quinta edição do prêmio, mas apenas a segunda vez que premiamos uma empresa como um todo. Antes homenageávamos três companhias diferentes, que se destacavam em cada critério", explicou. "Na edição passada, a premiação foi concedida ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC)".

Ainda conforme Mapurunga, "o Espaço Cultural Unifor foi agraciado por indicação de vários associados do Sescap. Acredito que está sendo um prêmio muito bem entregue", destacou.

O presidente do Sescap enfatizou ainda que as atividades desenvolvidas pelo Espaço Cultural Unifor não são muito comuns no Estado. "É um serviço que acaba valorizando algo que, infelizmente, no Ceará, ainda tem pouco espaço, que é a cultura e a arte. Isso sem falar que é algo acessível a todos, já que é gratuito. Eu mesmo sou frequentador assíduo. Quando tem mostras, sempre levo a família", disse.

O QUE ELES PENSAM

Serviço para formar cidadãos

O Sescap-CE é uma entidade que congrega uma boa parte das empresas de serviços do Estado e é fundamental reconhecer a importância delas para o desenvolvimento socioeconômico da região. E o Espaço Cultural Unifor é um ambiente importante para o fomento da cultura. A meu ver, trata-se de um serviço que precisa ser mais bem conhecido pela população.

Cassius Régis Antunes
Presidente CRC-CE

O Espaço Cultural Unifor desenvolve um grande trabalho para promover a arte e a cultura não só para a comunidade universitária, que são nossos alunos e professores, mas para toda a comunidade de Fortaleza. É um grande esforço que a Unifor faz, com o apoio total da Fundação Edson Queiroz, para contribuir ainda mais para a formação de cidadãos.

Randal Pompeu
Vice-reitor de Extensão da Unifor

Incentivo às artes

Autoridades presentes,

Senhoras e senhores:

Em nome da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, agradeço a outorga do Troféu Sescap de Serviços ao Espaço Cultural Unifor que ao longo dos seus 25 anos, vem disponibilizando aos seus alunos e professores e à comunidade em geral a possibilidade de ampliação de conhecimentos mediados pela arte que se expõe neste espaço. Empreendemos um trabalho contínuo de incentivo à cultura e democratização do acesso às artes que sempre marcaram a atuação da universidade ao longo dos seus 40 anos de história.

Desde a sua instalação até a atualidade, o Espaço Cultural da Unifor abrigou nomes como Raimundo Cela, Miró, Rembrandt, Rubens, Bandeira, Vik Muniz, Burle Max e Portinari.

Concomitante a estas e outras exposições, tivemos 17 edições da Unifor Plástica que incentiva e reconhece os artistas cearenses como importantes vetores de divulgação da arte regional.

No ano da celebração dos seus 40 anos, a Unifor abriu a Exposição Trajetórias com o acervo da Fundação Edson Queiroz adquirido ao longo da sua caminhada.

Este acervo está constituído por obras de significativo valor artístico de nomes relevantes da pintura nacional.

A XVII Unifor Plástica, aberta em outubro passado, traz a inovação da curadoria com nomes do porte de Paulo Herkenhoff, com trabalhos realizados nos museus nacionais e internacionais e abriga além dos artistas cearenses, nomes do Nordeste, no sentido de bem representar a região. Entendemos que a arte e educação, quando se aliam, são vetores que se potencializam para gerar novos conhecimentos e uma visão de mundo mais ampla para todos.

Muito obrigado! 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário