Dois brasileiros aparecem na lista: o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, e o chef de cozinha Alex Atala.A jovem paquistanesa Malala Yousafzai, ativista do direito à educação das meninas, e Francisco, o primeiro Papa latino-americano, estão na lista de 2013 das 100 personalidades mais influentes publicada pela revista americana Time .

Joaquim Barbosa, presidente do supremo Tribunal Federal brasileiro Foto: AFP
Joaquim Barbosa, presidente do supremo Tribunal Federal brasileiro
Foto: AFP
A lista mistura personalidades de áreas muito diferentes, como artistas, atletas, políticos, empresários e outras pessoas particularmente destacadas.
Os 100 nomes deste ano incluem 35 mulheres.
Além disso, a revista apresenta pela primeira vez sete capas diferentes para as diversas regiões do mundo.
Em uma das capas está uma impactante foto em preto e branco da jovem Malala, a primeira feita desde que a adolescente de 15 anos foi vítima de um ataque a tiros dos talibãs em outubro.
Entre outras mulheres incluídas estão a duquesa de Cambridge, Catherine Middleton (o único membro da família real britânica na lista); e CEO do Yahoo!, Marissa Mayer; a tenista chinesa Li Na e a esquiadora americana Lindsey Vonn.
Entre artistas, destacam-se Jennifer Lawrence, Christina Aguillera, Steven Spielberg e Brian Cranston.
Michelle Obama, primeira-dama dos estados Unidos Foto: AFP
Michelle Obama, primeira-dama dos estados Unidos
Foto: AFP
Três casais famosos também foram destacados: os artistas americanos Jay-Z e Beyoncé, o presidente chinês Xi Jinping e a elegante primeira-dama Peng Liyuan, assim como os infalíveis Michelle e Barack Obama, este último pela oitava vez consecutiva, o recorde entre as pessoas que aparecem este ano.
O novo Papa Francisco, o líder curdo Abdullah Ocalan, a líder da oposição birmanesa Aung San Suu Kyi, e os dirigentes da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e da Coreia do Sul, Park Geun-hye, também aparacem na relação das figuras mais emblemáticas, segundo a Time.
AFPAFP - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização.