Cidade do Vaticano (RV) – Uma recepção oficial no Palácio da Chancelaria, em Roma, e uma Mostra Fotográfica que percorre os tantos encontros entre os Pontífices e os Presidentes estadunidenses, marcam os 30 anos de relações diplomáticas com a Santa Sé. Na inauguração da mostra, tomou parte o Secretário Vaticano para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.
De fato, foi em 10 de janeiro de 1984 que o Presidente Ronald Reagan anunciou oficialmente o início das relações diplomáticas entre os dois Estados. Em 8 de março do mesmo ano, Reagan nomeou o primeiro Embaixador junto à Santa Sé, Willian A. Wilson, que desde 1981 era representante dos estados Unidos junto à Sé Apostólica.
A seguir, o Papa João Paulo II nomeou o primeiro Núncio Apostólico nos Estados Unidos, Pio Laghi. A nomeação realizou-se em 26 de março de 1984 (trinta anos após, em 27 de março próximo, o Papa Francisco receberá em audiência o atual Presidente estadunidense, Barack Obama).
De 1984 até hoje foram 10 os embaixadores dos Estados Unidos creditados junto à santa Sé. O atual, Kenneth Francis, apresentou suas credenciais ao Papa Francisco em 21 de outubro de 2013. No seu curriculum consta a vice-presidência do ‘Catholic Relief Service’ e da Caritas Internationalis, além da nomeação como membro do Pontifício Conselho Cor Unum entre 1994 e 2012.
“Desejo – escreve no seu blogg oficial - reforçar e fazer crescer o nosso compromisso com a Santa Sé numa ampla gama de temas de relevância global”.
Outros eventos comemorativos estão previstos para o decorrer do ano de 2014.(JE)
Nenhum comentário :
Postar um comentário