
“Entre as empresas que projetam aumento da movimentação de turistas, mais de 60% preveem alta entre 10% e 30% em relação à temporada anterior”, antecipa Marciano Freire, diretor do Ipeturis. Segundo Freire, de acordo com o levantamento, os principais motivos para este otimismo são as ações comerciais e de divulgação empreendidas pelas próprias empresas (18,2%), a facilidade de pagamentos de pacotes e serviços turísticos (15,6%) e os preços promocionais para o verão (13%).
O estudo revela equilíbrio na preferência dos turistas entre os destinos nacionais (49,3%), com leve predominância pelas viagens internacionais (50,7%). “Nos destinos turísticos internacionais mais procurados, os motivos mais citados são compras, parques temáticos e atrações culturais. No caso dos destinos brasileiros, os atrativos são a combinação sol e praia e as belezas naturais”, afirma Marciano Freire.
Entre os cinco países mais procurados na Temporada de Verão 2013/2014, destaque para os Estados Unidos (60,1%), seguidos da Argentina (16,5%), França (7,9%) e Portugal (3,1). Nas viagens nacionais lideram o ranking de preferência dos turistas os estados do Ceará (23,4%), Rio de Janeiro (17%), Bahia (12,7%), Rio Grande do Norte (11,5%) e Alagoas (10,7%).
Destinos internacionais mais mencionados - diretamente e espontaneamente
Orlando (15,1%)
Paris (14,4%)
Miami (14,2%)
Buenos Aires (11,5%)
Nova Iorque (10,4%)
Destinos nacionais mais mencionados - diretamente e espontaneamente
Fortaleza (23,6%)
Rio de Janeiro (16,6%)
Natal (11,5%)
Maceió (10,9%)
Salvador (9,9%)
Perfil da amostra
Foram entrevistadas 368 empresas do segmento de agenciamento de serviços turísticos distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, somando 66 cidades. Agências de Turismo que atuam na ponta de vendas, no atendimento direto ao consumidor, constituem 75,5% da amostra. As demais 25,5% são operadoras turísticas que atuam na produção de viagens organizadas e em serviços de turismo receptivo.
GT Marketing e Comunicação
Nenhum comentário :
Postar um comentário