21/01/2014

Faixas exclusivas são ignoradas por motoristas

Mesmo com a fiscalização, iniciada ontem, condutores ainda desrespeitam a sinalização

Nos primeiros 30 dias, as notificações serão educativas. Depois, os infratores serão multados em R$ 53,20 e receberão três pontos na carteira Foto: Bruno Gomes

O primeiro dia de fiscalização das faixas exclusivas para transportes públicos na Avenida Bezerra de Menezes foi marcado pelo desrespeito de motoristas e motociclistas. Mesmo correndo o risco de serem notificados pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC), os carros e motos ignoraram as sinalizações vertical e horizontal.

Não era preciso observar a Avenida Bezerra de Menezes por muito tempo para ver um grande número de veículos utilizando as faixas exclusivas, no fim da tarde de ontem. Embora o objetivo de alguns motoristas fosse apenas entrar em um estacionamento ou fazer a conversão à direita, a maioria queria apenas fugir do congestionamento das outras faixas.

Em frente aos bancos, a situação ficava ainda pior. Como o espaço para estacionamento era pequeno, os motoristas estacionavam na própria avenida ou na calçada. Dessa forma, além do trânsito, os pedestres também acabam sendo prejudicados com as irregularidades.

Nos locais onde havia estabelecimentos comerciais, a situação do trânsito também era ruim. Isso acontecia porque os motoristas também acabavam parando no acostamento e, assim, atrapalhavam o tráfego de ônibus no local.

"Acho que os motoristas estão desrespeitando porque a multa ainda não vai pesar no bolso deles, pois agora é só uma notificação. Quando a Prefeitura começar a cobrar, todos vão pensar duas vezes antes de usar a faixa dos ônibus", comentou o aposentado Emanuel Guerra.

Ele acredita que a medida seja importante para que o transporte público seja mais rápido. "Desde que essas duas faixas para os coletivos foram criadas, dá para notar a diferença na rapidez e qualidade do serviço".

Semana

O uso preferencial das faixas irá valer durante a semana de segunda-feira a sexta-feira, das 5h às 21h, e nos sábados de 5h às 16h. Aos domingos e feriados, os veículos poderão circular livremente. Agentes da AMC atuarão ao longo da avenida para controlar o trânsito e orientar os condutores sobre o cumprimento das normas de circulação viária.

Veículos particulares poderão continuar circulando pelas faixas para acessar estacionamentos ou fazer conversões à direita nos cruzamentos imediatos. A linha que divide a faixa no asfalto ficará seccionada nos locais onde será permitida a entrada de veículos comuns.

Além dos 300 ônibus circulando por hora naquela via, também é permitido o trânsito de vans, táxis, mototáxis e veículos de transporte escolar devidamente regulamentados pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Ao todo, oito equipamentos de fiscalização eletrônica em cada sentido da via irão registrar as infrações. Os motoristas que desrespeitarem as regras de circulação nos primeiros 30 dias receberão apenas uma notificação educativa. Após este período, os condutores infratores serão multados em R$ 53,20 e receberão três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Thiago Rocha
REPÓRTER
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário