12/01/2014

FERNANDO DE NORONHA: Uma ilha da fantasia

A paradisíaca ilha, xodó dos turistas, é atração dos surfistas cearenses, que têm no arquipélago uma maré de aventura

Na reportagem radical deste domingo vamos mergulhar na ilha brasileira mais cobiçada por surfistas, mergulhadores, turistas, aventureiros e apaixonados por lugares paradisíacos. Iremos entender um pouco mais sobre a cultura e particularidades do esporte dos reis havaianos, cultuado por seus praticantes como uma verdadeira religião. Além disso, vamos saber o que um grupo de mais de 20 surfistas cearenses está fazendo no arquipélago e que aventuras e desafios essa turma está vivendo nessa trip que parece um sonho acordado.

Festival de música e ondas levaram surfistas ao paraíso FOTO: DIVULGAÇÃO/ CHICO BALA

A partir de hoje, e nas próximas duas semanas, viajaremos pela terra, ar e mar para desvendar segredos desse que é o desejo de consumo de todo surfista brasileiro. E ao fim dessa aventura, principalmente os que sonham colocar os pés no paraíso pela primeira vez, terão dicas que poderão ajudar na realização desse sonho. Então, vamos para mais uma incrível viagem pelo fantástico mundo do surfe.

Legião de fãs

O surfe é um esporte que movimenta uma legião de aficionados, movidos pelo prazer de caminhar sobre as águas, afinal de contas, não é todo mundo que pode se dar o luxo de entrar no mar, pegar uma onda, equilibrar-se sobre um artefato que não possui propulsão e manter-se de pé em algo que, estando parado, não sustentaria o seu peso.

Por si só esse feito já seria suficiente para fazer com que qualquer um se sentisse diferente. Contudo, entre uma onda e outra, existe uma atmosfera que transforma o surfe em um dos esportes de maior riqueza cultural. Prova disso é a existência do "surf music", gênero que surgiu como uma forma de expressar, através da arte, a tal sensação que só os surfistas conhecem.

Se você pensar bem, verá que nenhum esporte, além do surfe, possui uma categoria musical dedicada a si. E foi esse elo que reuniu em um só lugar, praticamente todos os cearenses que vieram bater ponto no início de mais uma temporada de surfe na Esmeralda do Atlântico durante as apresentações do 1º Noronha Surf Music Festival, que rolou durante essa semana em um dos lugares de difusão cultural mais tradicionais do Arquipélago de Fernando de Noronha: o Espaço de Arte e Cultura Muzenza.

Atrações

Contando com a presença de quatro atrações, o festival conseguiu reunir, em torno do esporte, uma massa humana para, durante quatro dias, celebrar a vida, amizade, liberdade e tudo de bom que existe no Planeta Água.

O Grupo Muzamba, Banda Capim-Açu, Tubo Na Batera e Carlin Nação, Surfe e Musica para um mundo melhor! Essa é a tônica do festival. "Como tudo na vida de um surfista, o festival foi uma maneira diferente de se atingir o objetivo da eterna busca pela onda perfeita. Contudo, muito mais do que um pretexto para se retornar a esse lugar que muitos comparam à Terra do Nunca, foi uma maneira que bons e velhos amigos encontramos para retribuir o que esse esporte generoso oferece a todos que o praticam, principalmente em se tratando de Fernando de Noronha, o Havaí brasileiro".

A ideia de se fazer um festival de surfe music surgiu quando o líder da banda Tubo na Batera, Wilclei Natural, e Carlinhos Nação, ativista da cena reggae que por 15 anos liderou a Nação Regueira, me procuraram para irmos a Fernando de Noronha.

Imediata e espontaneamente, especulamos a possibilidade de fazermos uma apresentação musical para consolidar o vínculo entre o esporte e a cultura musical na ilha. Em pouco tempo, o que deveria ser um encontro de amigos para celebrar o surfe e a vida, transformou-se num evento que entraria para a história. Daqueles em que os presentes se orgulham em dizer: "Eu estava lá!".

E o time cearense fez bonito, comparecendo aos quatro dias de apresentação para prestigiar o trio formado por mim, que sacudi a poeira do meu trompete e pude reviver grandes momentos da minha época de músico profissional; Wilclei e Carlinhos Nação, provando mais uma vez a estreita relação dos cearenses com essa verdadeira ilha da fantasia. Resultado, casa cheia e muita alegria foram a marca desse festival, que no fim foi aprovado por turistas e nativos, que já cobram uma segunda edição.

´Swell´ de grandes proporções agita o "Havaí brasileiro"

O grupo de surfistas cearenses que desembarcou em Fernando de Noronha nesta semana, na realidade não veio para assistir ao show das bandas. Na verdade, a turma foi brindada com a chegada de uma potente ondulação de Norte que produziu ondas de até 3 metros de altura para delírio desta tribo. Mesmo com o grupo composto, em sua maioria, por freesurfers, algumas figuras carimbadas do cenário alencarino também compuseram a "barca" dos cearenses.

Cearenses explorarão ondas de mais de dez praias em Fernando de Noronha, nas próximas duas semanas. Boldró, Cacimba, Bode, Rurus, Conceição, Cachorro, Abras, Porto, Biboca, Quixabinha e Praia do Meio na lista FOTO: DIVULGAÇÃO/ADRIANO SILVEIRA

Dentre eles o maior expoente estadual na atualidade do surfe em ondas grandes, Adilton Mariano, que como sempre chegou para abrir a alta temporada de surf 2014, Marcelo Bibita e seu filho Ícaro Lopes, ambos embalados pela conquista dos títulos nacionais Super Master e Universitário, respectivamente.

Pai e filho mostraram muita atitude e surfe no DNA para dropar algumas das maiores ondas surfadas até agora na temporada. "Estou muito feliz em retornar para o Havaí Brasileiro mais uma vez com meu filho e poder comemorar com ele neste paraíso de surfe esses títulos que conquistamos simultaneamente no dia 8 de dezembro, ele em Fortaleza e eu no Rio de Janeiro", disse o veterano das ondas Marcelo Bibita, que finalizou com um sonoro "Auêra Auára"!

Experiência única

Já para Ícaro, vir a Noronha com seu pai tem sido uma das experiências mais gratificantes de toda sua vida. "Estar mais uma vez aqui em Fernando de Noronha, e com meu pai, é simplesmente incrível. Passei minha infância e adolescência escutando suas histórias destas incríveis ondas, de mergulhos em águas cristalinas, dos perrengues das caminhadas sobre o sol escaldante e a sensação de dropar uma onda da Laje da Cacimba do Padre, e hoje, poder estar aqui vivendo tudo isto ao lado dele é simplesmente fantástico. Mais do que nunca posso afirmar que meu pai é meu maior ídolo", disse.

Dentre os freesurfers destaque também para Mardônio Filho e Jorge Cavalcante que mostraram muita disposição ao encarar as pesadas ondas que quebravam na Cacimba do Padre.

Muito a explorar

E a aventura não para por aqui. Boldró, Cacimba, Conceição, Cachorro, Bode, Abras, Porto, Rurus, Biboca, Quixabinha e Praia do Meio. O cardápio de praias é extenso e a variedade de ondas satisfaz a todos, desde os iniciantes até os maiores profissionais do esporte.

O Diário do Nordeste continuará de plantão, durante as próximas duas semanas, trazendo tudo o que rola na abertura da alta temporada de surfe do Arquipélago de Fernando de Noronha. 

Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário