
Vestir uma produção especial, caprichar na maquiagem, fazer pose, clicar o visual e compartilhar a imagem com os amigos virou rotina entre as usuárias de redes sociais, como o Facebook e Instagram. Popularizado pelos blogs de moda, os "looks do dia" vão além da simples catalogação pessoal e "egomania", tornando-se uma forma certeira para divulgar marcas online.
Looks no instagram ajudam marcas locais a alcançar o sucesso
É o que garante a empresária Bruna Waleska Quinderé, sócia da loja multi-marcas Rouge, que iniciou de maneira informal e hoje, cinco anos depois, vê suas vendas alavancadas graças à força das mídias sociais.
"Procuramos atualizar nossas clientes com tudo o que acontece na loja através do Instagram (@lojarouge) e Facebook (/rouge.meireles.1). Quando postamos os looks, o retorno é imediato!", conta.
Formada em Fashion Image Consulting pelo Instituto Marangoni de Paris, Bruna credita a grande influência desse tipo de postagem à praticidade e ao realismo das fotografias.
"É bem mais fácil a cliente se imaginar em uma roupa sendo usada em uma pessoa ´normal´ do que em uma modelo que é super magra, alta, maquiada e com muito ´Photoshop´. Com o meu Instagram (@brunawaleska), também proponho algumas produções fáceis de usar e atualizadas nas principais tendências. Acho que por isso ela adoram!", entrega.
Marketing
Para Martha Gabriel, escritora e consultora de marketing digital, entender o público-alvo da empresa e a forma como ele se relaciona com o ambiente digital é o primeiro passo para o sucesso. Ela é autora de livros como "Marketing na Era Digital" e "SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca", ambos referências na área em nosso País. Para Martha, uma das grandes mudanças na comunicação atual é que o público não é mais somente alvo, passando também a ser gerador de conteúdo. Fenômenos como o "selfie" e "looks do dia", entram nessa categoria.

Carol pinto e Camila Lima comandam a Viori e garantem que os looks usados por elas mesmas e postados nas redes sociais ajudam nas vendas da marca Fotos: Beatriz Bley
Além de publicarem online suas produções, as empresárias Camila Lima e Ana Carolina Pinto, sócias da marca Viori, também contam com as postagens de suas clientes para fortalecer o conteúdo digital. "As clientes são um elemento-chave do nosso sucesso, pois sempre postam fotos usando nossa marca. Isso gera uma propaganda boca-a-boca, que agora podemos chamar de Instagram-a-Instagram", brinca Ana Carolina.

Criada em 2008, a Viori tem uma moda "casual chic" que segue em ritmo de fast fashion. "Trabalhamos com um giro rápido de produção para poder atender com eficiência e alta qualidade tanto nossos clientes atacadistas, como os nossos consumidores finais (varejistas)", afirma Camila.
Bruna waleska é sócia da loja multi-marcas Rouge e viu suas vendas alavancadas graças às mídias sociais, nas quais costuma postar seus looks
Segundo a empresária, o sucesso da marca nas redes sociais é tão grande que elas precisaram criar um serviço exclusivo de atendimento em casa, para agilizar as vendas. "Nossa maior venda é devido ao Instragram. As pessoas veem a foto e já querem comprar o look. O retorno é imediato!", complementa.
Mas é claro que não é só com uma ideia na cabeça e um bom smartphone na mão que se ergue uma empresa. O segredo está no árduo trabalho nos bastidores e também em saber administrar bem o conteúdo publicado nas redes, prezando por qualidade e planejamento.
"Tento postar meus looks todos os dias, sempre com peças que sejam realmente interessantes", indica Bruna Waleska. Além disso, é importante buscar perfis influentes e interagir com os usuários, como conta Ana Carolina. "Faça parcerias com blogueiras ou formadores de opinião na sua área, para divulgar a sua marca em outros perfis e assim impulsionar a grife. Interaja com seus clientes, sempre respondendo às perguntas ou deixando um recadinho", indica.
E, claro, procure sempre ter fotos interessantes prezando pela qualidade da imagem e mantendo-se fiel ao estilo da sua marca.
Mais informações
Rouge
Travessa Mei Mei, 30, Meireles. Tel.: (85) 3242.6374.
Viori
Rua Ana Neri, 462, Montese. Tel.: (85) 3055.2807 / (85) 9695.1051. http://www.viori.com.br/
Beach Park
O complexo turístico Beach Park acaba de lançar a coleção de moda praia Sunwear Verão 2014. Desenvolvida pela equipe de estilo do Beach Park, a coleção traz biquínis, maiôs, sungas e saídas de praia para crianças, jovens e adultos, e estarão disponíveis nas lojas do complexo com preços a partir de R$ 89,00.
Fotoequilíbrio
O Gel Protetor Refrescante FPS 30/FPUVA 10, para o corpo, em edição limitada é a novidade da Natura para o verão. A proteção é imediata após a aplicação e resistente à água (R$39,00).
Mochilas
Tanto para as viagens de verão como para a volta às aulas, as mochilas são ótimas companheiras. A Imaginarium lançou nova coleção que traz produtos com detalhes em listras, poás e animal print. Até R$229.
Pele iluminada
Para o pós-praia, a marca O Boticário aposta em duas novas famílias de ingredientes na linha Nativa SPA: Baobá & Tamanu e Castanha de Kukui & Tâmaras. Os principais lançamentos são os óleos corporais. Até R$54,99
Diário do Nordeste
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