23/01/2014

Papa vai receber presidente francês

O Papa Francisco vai receber esta sexta-feira no Vaticano o presidente da França, François Hollande, a partir das 10h30 (menos uma em Lisboa), para um encontro privado de cerca de meia hora.
Hollande vai ainda encontrar-se com o secretário de Estado da Santa Sé, D. Pietro Parolin, nesta sua primeira visita ao Vaticano.
“A França e a Santa Sé partilham uma visão comum sobre numerosas questões”, destaca uma nota de imprensa da Presidência da República Francesa, dando como exemplo as posições sobre a República Centro-Africana, o Médio Oriente, a Síria ou a situação dos cristãos na Terra Santa.
Desde 1958, todos os chefes de Estado gauleses, à exceção de Georges Pompidou, visitaram o Vaticano.
A audiência do Papa Francisco a Hollande acontece num momento em que os católicos franceses contestam as políticas do presidente a respeito do fim da vida, do aborto, da imigração e do casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Segundo a Presidência da República Francesa, esta viagem “inscreve-se na tradição republicana” que levou os chefes de Estado ao Vaticano “nos primeiros anos do seu mandato”.
O comunicado do Eliseu destaca a atenção que o Papa tem dedicado a temas em que François Hollande está “muito comprometido”, como “a situação dos migrantes”, “a luta contra a pobreza e a grandes doenças”, a “globalização e a regulação económica” ou “a luta contra o tráfico de seres humanos”.
“Este encontro vai permitir que se reafirme o empenho nas relações regulares e de confiança que existe entre o poder público e a Igreja Católica”, conclui a nota oficial.
OC

Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário