04/01/2014

Santuário Mãe de Deus é Monumento Arquitetônico e Religioso de Porto Alegre


Image
Porto Alegre (RV) - Um dos pontos turísticos e religiosos mais conhecidos de Porto Alegre, o Santuário Arquidiocesano Mãe de Deus, dedicado à padroeira da Arquidiocese, foi declarado Monumento Arquitetônico e Religioso da capital gaúcha no dia 1º de janeiro. O Prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo, participou da 26ª edição da Romaria de Nossa Senhora Mãe de Deus e, na ocasião, sancionou a lei. Também assinaram o documento de forma simbólica o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, e o vereador João Carlos Nedel, proponente da lei.

O Reitor do Santuário, Padre José Ribeiro Novais, redentorista, lembrou que a declaração do templo como monumento da cidade é uma solicitação antiga da Igreja e contou com o trabalho de muitos padres: “Pela fé, persistência e esperança, conseguimos este fato histórico: o dia em que o Santuário da casa da Mãe de Deus se torna monumento arquitetônico” disse.

Na ocasião, o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, pediu que “façamos o propósito de sermos homens e mulheres que se dedicam a conhecer sempre mais a Palavra Sagrada; homens e mulheres dedicados a oração; homens e mulheres que abraçam a causa da solidariedade - solidariedade humana, mas, sobretudo, solidariedade própria de homens e mulheres marcados pela fé”.

O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Madre de Deus se localiza na zona Sul de Porto Alegre. Foi construído por iniciativa do então arcebispo metropolitano, Dom João Cláudio Colling. O projeto para o edifício data de 1987 e a pedra fundamental foi lançada em 16 de agosto de 1992. A construção foi finalizada em junho do ano 2000. O Santuário foi consagrado pelo arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner.
(CM)

Rádio Vaticano 

Nenhum comentário :

Postar um comentário