O título da obra – que reúne diversos pronunciamentos e artigos do Cardeal Muller, junto a textos inéditos – foi inspirado numa frase do Papa Francisco pronunciada em março passado, no encontro com os jornalistas na Sala Paulo VI, logo após a sua eleição. Francisco é o autor do Prefácio do livro. A publicação é da Livraria Editora Vaticana (LEV).
“O dinheiro e o poder econômico – escreve Bergoglio – podem ser um meio que afasta o homem do homem, confinando-o a um horizonte egocêntrico e egoísta”. Por outro lado, o Pontífice observa que “quando o homem é educado para reconhecer a fundamental solidariedade que o liga a todos os homens – isto nos recorda a Doutrina Social da Igreja – então sabe bem que não pode ter para si os bens de que dispõe”.
O livro está articulado em três seções. A primeira, “A missão libertadora da Igreja”, contém, entre outros, um capítulo dedicado à Teologia da Libertação hoje. A segunda é intitulada “A missão evangelizadora da Igreja” e trata de temas como logos e ágape, ortodoxia e orto-práxis, ateísmo e ‘neo-ateísmo’ e os desafios para a teologia no horizonte contemporâneo.
A terceira seção, “Da América Latina à Igreja Universal”, apresenta dois pronunciamentos de Gustavo Gutiérrez. Um sobre “A opção preferencial pelos pobres em Aparecida” e o outro sobre “A espiritualidade do evento conciliar”. O livro concluiu com um pronunciamento de Josef Sayer sobre o tema “Pobreza, o desafio da fé”. (JE)
Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/02/24/pobre_para_os_pobres._a_miss%C3%A3o_da_igreja._livro_do_card._muller,/bra-776130
do site da Rádio Vaticano
Nenhum comentário :
Postar um comentário