O presidente da OAB-MG, Luiz Cláudio Chaves em conversa com calouros (Michelle Santirocchi/ Dom Total)
O dia 4 de fevereiro ficará para sempre na memória dos calouros da Escola Superior Dom Helder Câmara. A instituição especializada em Direito, reconhecida nacionalmente por sua excelência, recebeu os novos alunos com a tradicional recepção que acontece todo início de semestre.
Nas dependências da Dom Helder, por todo lado, era possível ver os novos alunos com aquele olhar curioso, ávidos por conhecimento, mas certos de que escolheram a melhor instituição para se graduar em Direito.
Logo cedo, ao chegarem ao prédio da Dom Helder, os alunos foram direcionados às modernas salas de aula. Às 9h30 começou a programação especial. Eles se reuniram no auditório da Escola e receberam um kit acadêmico, com caderno, caneta e uma mochila.
Rogério Márcio Fonseca Vieira, psicólogo do Núcleo De Ensino Personalizado (NEP) e Ouvidor da Dom Helder, foi o primeiro a falar. Ele foi o responsável por apresentar o reitor da instituição, o professor Paulo Umberto Stumpf aos calouros.
O reitor deu as boas vindas a todos os novos alunos. “A excelência no ensino de Direito é para nós uma honra”, destacou.
Stumpf falou sobre a evolução do curso de Direito, de quanto o ensino atualmente é mais denso e complexo e, justamente por isso, exige grande esforço de todas as partes: instituição, professores e alunos. “Nós estamos no caminho certo. Oferecemos o prazer de ampliar os conhecimentos. E o estudo é o maior, senão o único, meio de conseguir ascensão social, econômica e qualidade de vida”, disse. Ele destacou que o “estudo deve ser encarado como trabalho durante cinco anos de desafio e dedicação”.
Quem também se apresentou aos novos estudantes foi o presidente da OAB de Minas Gerais, Luiz Cláudio Silva Chaves.
“Temos que entender qual será a competência de vocês amanhã. E é importante que vocês reflitam sobre isso, pois, temos uma missão ao desempenhar uma função jurídica”, disse Luiz Cláudio, que completou dizendo que é obrigação dos advogados tentar melhorar a Justiça. “Muita gente quer mudar o mundo e quando forma só pensa no dinheiro. Claro que queremos a valorização do nosso trabalho, mas temos também que refletir sobre nosso papel”, alertou.
Alunos
Os alunos, como esperado, estavam ansiosos e ao mesmo tempo animados com o início do ano letivo na Dom Helder Câmara.
Júlia Saliba, 18 anos, fará o Direito Integral e disse que já procurou saber tudo sobre o curso e a Escola. “Já vi as matérias que vou ter esse semestre e estou amando, são muito interessantes. Estou muito animada, muito mesmo”, contou. Ela disse que conheceu a Dom Helder através de uma amiga que estuda na Escola e que não se arrependeu da escolha que fez. “Quando entrei aqui fiquei maravilhada. A Escola é linda”, frisou.
A mesma opinião é compartilhada por Gabriela Padilha, 18 anos. “Será um novo recomeço. E pelo que vi ela vai fornecer a estrutura que imaginei, estou empolgada com o início das aulas. A Dom Helder superou minhas expectativas, estou muito animada e feliz de estudar aqui”, disse.
Paulo Henrique Clemente, 18 anos, disse que sempre gostou do Direito e está muito feliz por ter escolhido a Dom Helder para estudar. “Eu adorei a grade do curso de Direito Integral. A expectativa é ótima”, contou.
Já o ano letivo dos veteranos da Dom Helder terá início nesta quarta-feira (5). Após as falas do presidente da OAB-MG, Luís Cláudio Silva Chaves e do reitor da Escola Superior Dom Helder Câmara, professor Paulo Umberto Stumpf, aconteceu uma confraternização entre alunos e professores.
Calendário
Esse ano, com a realização da Copa do Mundo no Brasil, inclusive com jogos no Mineirão, em Belo Horizonte, a grade da Dom Helder precisou sofrer algumas alterações como todas as instituições de ensino do país. Haverá uma maior carga letiva aos sábados e o recesso de meio do ano acontecerá entre os dias 12 de junho e 12 de julho.
Turma da noite
A mesma programação será repetida à noite. Às 19h começará a distribuição dos kits acadêmicos. Logo depois, Rogério Fonseca fará a apresentação e Paulo Umberto Stumpf, reitor da Escola Superior Dom Helder Câmara, dará as boas vindas aos alunos. A partir das 19h30 acontecerá a saudação do presidente da OAB, Luiz Cláudio Silva Chaves. E após as falas, acontecerá a confraternização.
Redação Dom Total
















Nenhum comentário :
Postar um comentário