19/02/2014

Vaticano: Papa prepara reforma financeira

O Conselho de Cardeais, criado pelo Papa Francisco, apresentou uma proposta de reforma administrativa e financeira da Santa Sé, anunciou hoje o porta-voz do Vaticano, após a conclusão da terceira reunião do organismo consultivo.
“O conselho dos oito cardeais trabalhou intensamente e apresentou orientações ao Papa nos dois campos de que se tratou: um, o conjunto da estrutura econômico-organizativa da Santa Sé; outro, o Instituto para as Obras de Religião, que é, no entanto, uma questão muito mais específica e limitada”, adiantou aos jornalistas o padre Federico Lombardi.
Esta foi a terceira reunião de Francisco com os oito cardeais dos cinco continentes que nomeou em abril de 2013 para o aconselharem, abrindo caminho à redação de uma nova constituição para o Vaticano.
O Conselho de Cardeais tem como missão auxiliar o Papa no governo da Igreja e promover o aperfeiçoamento do documento que regulamenta atualmente a Cúria Romana, organismos centrais (dicastérios) da Santa Sé, a constituição 'Pastor bonus', assinada por João Paulo II a 28 de junho de 1988.
Os trabalhos começaram esta segunda-feira com a audição de representantes da Comissão Pontifícia de Inquérito para a Organização Económica e Administrativa da Santa Sé, instituída por Francisco em julho de 2013.
Na terça-feira, houve uma reunião de três horas com a comissão de inquérito para o Instituto para as Obras de Religião (IOR), criada em junho do último ano.
Além dos membros do Conselho de Cardeais, conhecido como o ‘C8’, tem marcado presença nas reuniões o secretário de Estado do Vaticano e futuro cardeal, D. Pietro Parolin, além do secretário particular do Papa, D. Alfred Xuereb, que é seu delegado nas referidas comissões de inquérito.
As duas comissões vão ser ouvidas hoje à tarde numa reunião do C8 com o chamado ‘Conselho dos 15’, instituído por João Paulo II e que é responsável pelo orçamento geral da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano.
Os próximos encontros do Papa com o Conselho de Cardeais vão decorrer entre 28 e 30 de abril e de 1 a 4 de julho.
O porta-voz do Vaticano adiantou que o C8 concluiu o seu exame aos dicastérios da Santa Sé.
RV/OC

Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário