Cidade do Vaticano (RV) - Sábado passado, em Sotto il Monte (Bérgamo) – no norte da Itália –, o decano do Colégio cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, enviado do Papa Francisco como seu delegado, presidiu o momento solene da imposição do barrete, da entrega do anel cardinalício e da atribuição do título ao novo Cardeal Loris Francesco Capovilla. O título da igreja de "Santa Maria in Trastevere", que o Papa Francisco concedeu ao Cardeal Capovilla, é um dos mais antigos e prestigiosos títulos cardinalícios.
Além do bispo de Bérgamo, Dom Francesco Beschi, encontravam-se presentes vários prelados, entre os quais o arcebispo de Chieti-Vasto, Dom Bruno Forte; o bispo auxiliar de Milão, Dom Stucchi; o bispo de Vigevano, Dom Gervasoni; o bispo de Fidenza, Dom Mazza; e o de Cremona, Dom Lanfranconi.
Ainda na igreja paroquial de Sotto il Monte – lotada de pessoas da terra natal do Papa João XXIII, e algumas outras provenientes de toda a Itália, autoridades entre as quais o embaixador polonês junto à Santa Sé, Piotr Nowina-Konopka –, teve lugar, em seguida, a celebração eucarística de ação de graça, presidida pelo Cardeal Sodano, e transmitida ao vivo pelos canais Bergamo TV e TelePace. Também estiveram presentes na celebração alguns parentes do Pontífice bergamasco. (RL)
Rádio Vaticano
Nenhum comentário :
Postar um comentário