Encerrou-se na manhã desta sexta-feira, no Santuário de Aparecida, SP, a 52ª Assembleia Geral da CNBB, que teve início no último dia 30 de abril. A Santa Missa na parte da manhã foi presidida pelo Vice-Presidente da CNBB, o Arcebispo de São Luiz do Maranhão, Dom José Belisário da Silva; concelebram o Presidente da CNBB, Cardeal Raimundo Damasceno Assis e o Secretário Geral, Dom Leonardo Steiner. Depois às 10h30 a seção de encerramento presidida pela Presidência da CNBB no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. Sobre a conclusão dos trabalhos da Assembleia Geral nós conversamos com o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer…
Ainda nos trabalhos de ontem os bispos discutiram o Projeto Brasil, uma iniciativa da CNBB por ocasião das eleições 2014. São ações propostas à sociedade para o período eleitoral, convocando os cidadãos a se prepararem conscientemente para o momento da eleição.
O episcopado brasileiro também retomou as discussões do tema prioritário, “Os cristãos leigos e leigas”, que analisa a atuação dos cristãos na Igreja e no mundo, diante dos desafios e mudanças na vida em sociedade. O tema volta na Assembleia Geral do próximo ano.
Ainda durante os trabalhos da Assembleia Geral foi aprovada, por unanimidade, a realização do Ano da Paz. O ano da paz terá início no primeiro domingo do Advento (30 de novembro de 2014) e vai até o Natal de 2015. De acordo com o Bispo auxiliar de Brasília (DF) e Secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, a paz está relacionada com as relações. “A paz é vital para as relações, a paz nasce de relações novas, de relações equilibradas", disse.
Outro assunto em destaque nestes dias, a Campanha Mundial contra a Fome, a Pobreza e as Desigualdades, lançada pela CNBB e Cáritas Brasileiras, em dezembro de 2013 e, que prosseguirá até 2015. O objetivo é mobilizar a sociedade sobre a realidade da fome, da miséria e das desigualdades no mundo e no Brasil.
(De Aparecida para a Rádio Vaticano, Silvonei José)
do site da Rádio Vaticano
Nenhum comentário :
Postar um comentário