13/05/2014

Fátima solidária com a Terra Santa

D. António Marto agradeceu testemunho «admirável» dos peregrinos que encheram recinto do santuário

AH/Agência ECCLESIA
O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, encerrou hoje a peregrinação anual do 13 de maio com um apelo à solidariedade para com os cristãos da Terra Santa, agradecendo a presença do patriarca latino de Jerusalém.
“Pedimos-lhe que leve o nosso abraço cheio de afeto e de solidariedade aos nossos irmãos e irmãs cristãos da Terra Santa: que não se sinta sós, que sintam também a nossa solidariedade”, disse o prelado, dirigindo-se a D. Fouad Twal, que presidiu às celebrações.
D. António Marto, também vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), destacou o “laço íntimo” do Santuário de Fátima com a Terra Santa, “a pátria de Maria de Nazaré” e elogiou as intervenções do patriarca.
“Queremos agradecer do fundo do coração ao patriarca latino de Jerusalém, D. Fouad Twal, por esta bela e atual mensagem que nos trouxe”, declarou, na saudação aos fiéis, antes do final da Missa.
“Abriu-nos os corações para a comunhão com a nossa Igreja mãe, a Igreja de Jerusalém, onde estão as raízes da nossa fé, e apelou à nossa solidariedade com os nossos irmãos e irmãs cristãos da Terra Santa, do Médio Oriente, que sofrem a discriminação e a perseguição”, acrescentou.
O bispo de Leiria-Fátima saudou a multidão “admirável” que se reuniu “num dia laboral” para lotar o recinto do Santuário, na Cova da Iria.
“Os meus parabéns pelo vosso testemunho. Muito obrigado pelo testemunho da vossa fé”, prosseguiu.
D. António Marto citou São João Paulo II para dizer que “Fátima é sempre nova”, recordando a canonização do Papa polaco e de São João XXIII, dois pontífices “intimamente ligados” a este santuário nacional.
“Faz-nos bem vir a Fátima”, realçou.
O vice-presidente da CEP referiu-se ainda à próxima viagem do Papa Francisco à Terra Santa, entre os dias 24 e 26 deste mês.
“Daqui, de Fátima, desejamos ao Papa Francisco uma boa viagem apostólica, como peregrino da unidade e da paz”, afirmou.
Segundo os números avançados pelo Santuário de Fátima, a Missa das 22h30 do dia 12 reuniu 210 mil peregrinos e a Eucaristia de hoje foi concelebrada por 420 padres e 28 bispos, sob a presidência do patriarca latino de Jerusalém.
153 grupos de 27 países anunciaram a sua presença na evocação anual do 13 de maio, dia da primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta.
Os países mais representados são Portugal, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Polónia, Estados Unidos da América e Itália.
OC

Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário