Viagem do escritor pelo sertão de Minas, em 1952, é reconstituída em bordados.
Por Angela Azevedo
O Centro Cultural Cemig apresenta a exposição “Bordescrevendo Guimarães Rosa – Viagem de 1952”: um convite para percorrer o sertão e a literatura de Guimarães Rosa, através de bordados feitos a partir da leitura do Grupo “Estrelas do Sertão”, sobre a viagem realizada pelo escritor no ano de 1952.
Ao longo de dez dias (19 a 28 de maio de 1952) Rosa percorreu cerca de 240 km pelos campos gerais, passando por Andrequicé, Morro da Garça e Cordisburgo, além de diversas fazendas e belas veredas. Neste ano celebramos 59 anos desta célebre viagem, onde o escritor registrou e traduziu para a literatura o universo local, apresentando a natureza, pessoas, sentimentos, músicas, crenças, estórias e memórias inseridos no sertão e na vida.
Essa incursão pelo sertão serviu de fonte de inspiração para o grupo de bordadeiras “Estrelas do Sertão”, que, ao dialogar com a obra Roseana, apresenta estes bordados que dialogam com a memória local e o universo sertanejo descrito pelo escritor.
Os 12 painéis confeccionados não visam resumir a viagem de 1952 nem a obra de Guimarães Rosa, e sim valorizar a memória em um mundo atual marcado pelo virtual, tecnológico, artificial e impessoal. Assim como Rosa percebeu que para se entender, falar e escrever sobre algo é necessário vivenciá-lo, o grupo “Estrelas do Sertão” através das agulhas e linhas bordam suas experiências e lembranças, propondo um diálogo com a literatura, a história e com a memória individual e coletiva.
SERVIÇO
Exposição: Bordescrevendo Guimarães Rosa
Período: 06 de maio a 01 de junho de 2014
Entrada: Gratuita
Horário: Terças, quartas e sextas-feiras: 10h às 19h; quintas-feiras, das 12h às 21h; sábados e domingos, das 12h às 19h
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1608 - Bairro Funcionários – Belo Horizonte/MG
Informações: (31) 3222-3231
Dom Total
Nenhum comentário :
Postar um comentário