24/06/2014

Andarilho na Copa: Grécia, o berço da civilização

O fato de a seleção grega vir jogar em Fortaleza me deixou muito feliz. A Grécia foi um dos lugares mais incríveis que já visitei. Pra começar, é a terra de Alexandre o Grande, Pitágoras, Sócrates, Platão e Aristóteles; lugar onde a Democracia foi concebida e ainda o local onde também se originaram as olimpíadas.
Este talvez seja o país mais importante para traçar a narrativa de formação da sociedade e do homem moderno. Nenhuma outra viagem, acredito, tenha ido tão longe ao berço da cultura, da história e da filosofia.
E uma prova disso a gente tem ao desembarcar em Atenas, a sua capital. A cidade, que se estende aos pés da Acrópole, que chega às águas do mar Egeu e ainda às planícies da Ática, possui locais e monumentos deslumbrantes. E é, de fato, uma metrópole, pois sua população chega aos quatro milhões, se contar os arredores.
Atenas Foto: Divulgação
Atenas Foto: Divulgação
Cercada pelas montanhas Parnitha, Pendeli e Hymettos, tem como montes mais proeminentes os da Acrópole e Lykavittos – este último o mais alto, e que são duas das principais referências na cidade e de onde se tem belas vistas da Capital grega.
A Acrópole de Atenas Foto: Divulgação
A Acrópole de Atenas Foto: Divulgação
A parte moderna está dividida em áreas, sendo que a Praça Syntagma – com o parlamento bem em frente, é o seu epicentro, com mais quatro bairros em seu redor. Tudo o que vale a pena ser visto situa-se a poucos minutos a pé deste ponto.
Praça Syntagma e o Parlamento Foto: Wikimedia Commons
Praça Syntagma e o Parlamento Foto: Wikimedia Commons
As principais atrações resumem-se em oito: a Acrópole, a Ágora Antiga (espécie de mercado da época do apogeu da civilização grega), o Teatro de Dionísio, o Teatro de Heródes Árticos, a Ágora Romana (edificada mais tarde pelos romanos), a Biblioteca de Adriano, o Templo de Zeus e o Arco de Adriano.
Teatro de Dionísio Foto: Divulgação
Teatro de Dionísio Foto: Divulgação
Templo de Zeus Foto: Divulgação
Templo de Zeus Foto: Divulgação
Não estão todas completamente de pé e em bom estado de conservação, é claro, mas já que a maioria data do século cinco antes de Cristo. Mas acredite, é impressionante estar lá!
Mas, além dos locais históricos clássicos de renome, a cidade abunda em monumentos bizantinos, medievais, do século XIX, e possui alguns dos melhores museus do mundo – neste quesito eu citaria o novo Museu da Acrópole (com objetos descobertos no local) e o Museu Arqueológico Nacional (o mais abrangente sobre a civilização grega).
Museu da Acrópole Foto: Divulgação
Museu da Acrópole Foto: Divulgação
Entre as áreas de Atenas a visitar a melhor escolha recai sobre Plaka, um encantador bairro com construções do século XIX, que se situa logo após as duas ágoras, a sudoeste da Acrópole, e que combina a arquitetura grega e otomana, em ruas estreitas, repletas de lojinhas, cafés, bares e restaurantes. Enfim, um lugar com vida intensa para ir de dia e de noite.
Bairro de Plaka Foto: Divulgação
Bairro de Plaka Foto: Divulgação
Ainda na lista do que ver e fazer na Capital da Grécia, vale assistir a troca da guarda em frente ao Parlamento, que acontece a cada hora (o uniforme dos guardas são uma atração a parte) e percorrer também os Jardins Nacionais logo ao lado; assim como o estádio olímpico Panathinaiko, que fica por trás.
Troca da Guarda Foto: Anchieta Dantas Jr.
Troca da Guarda Foto: Anchieta Dantas Jr.
Mas a Grécia não vive apenas de ruínas como muita gente pensa. De fato, o primeiro grande atrativo para quem aporta por lá é a sua história milenar, no entanto, outro forte motivo para conhecê-lo são suas ilhas cinematográficas.
Os inesgotáveis arquipélagos gregos são a pura tradução do paraíso. Pode ser o mar Egeu, Jônico ou o Mediterrâneo, a cor será sempre azul. A Grécia abrange mais de duas mil ilhas, das quais não muito mais que 100 chegam a ser habitadas. Elas dividem-se em seis grupos: Sarônicas, Cíclades, Jônicas, Espórades, do Dodecaneso e do Nordeste do Mar Egeu.
O arquipélago das Cíclades ostenta as ilhas mais populares, de maior beleza e agito. Entre as que visitei estão Mykonos e Santorini, as quais recomendo de olhos fechados. Veja só estas imagens pra saber porquê:
Mykonos Foto: Divulgação
Mykonos Foto: Divulgação
Little Venice, em Mykonos  Foto: Divulgação
Little Venice, em Mykonos Foto: Divulgação
Casas típicas de Mykonos Foto: Divulgação
Casas típicas de Mykonos Foto: Divulgação
Praia de Ornos Foto: Divulgação
Praia de Ornos Foto: Divulgação
Santorini Foto: Divulgação
Fira, capital de Santorini Foto: Divulgação
A imensidão azul do mar em Santorini Foto: Divulgação
A imensidão azul do mar em Santorini Foto: Divulgação
O famoso por do sol em Oia, segunda maior cidade da ilha Foto: Divulgação
O famoso por do sol em Oia, segunda maior cidade da ilha Foto: Divulgação
Se você ficou tão encantado com a Grécia quanto eu fiquei, que tal planejar uma viagem pra lá também?
Segue algumas informações básicas lhe ajudar a começar a organização:
Site do país - www.visitgreece.gr
Como chegar – não existem voos diretos do Brasil para a Grécia, no entanto todas as grandes companhias aéreas europeias que operam por aqui voam a Atenas, a partir de cidades como Lisboa, Madri, Londres, Paris, Roma e Frankfurt. Para os cearenses uma boa pedida é a TAP, que voa de Fortaleza a Lisboa e de lá à capital grega.
Melhor época para ir - de maio a outubro, com a alta temporada indo de julho e agosto.
Moeda – Euro
Idioma – Grego, mas o inglês é amplamente falado.
Vistos – brasileiros não precisam de vistos para viagens a turismo de até 90 dias.
Vacinas -não existem recomendações.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário