19/06/2014

CORPUS CHRISTI: TAPETES SÃO CONFECCIONADOS POR FIÉIS

Os objetos foram feitos para homenagear diversos temas da Igreja Católica e para atrair mais visitantes



Image-0-Artigo-1639827-1
O caminho até o altar encontra-se enfeitado com 13 tapetes de diversos temas, escolhidos pelos grupos responsáveis pela fabricação
FOTO: RUI NÓBREGA

O feriado de Corpus Christi é tradição da Igreja Católica na qual se festeja o Corpo de Cristo. Habitualmente, missas e procissões são celebradas para comemorar a data que acontece sempre na quinta-feira, depois do Domingo de Pentecostes. Na Paróquia do Cristo Rei, localizada na Rua Nogueira Acioli, Centro, ocorre a confecção de tapetes, feitos pelos fiéis para homenagear Jesus Cristo.
"Nossa maior intenção é tornar o chão nobre para Jesus passar. Mas também é uma maneira de evangelizar as pessoas, porque muita gente vem aqui ver os tapetes", explica a artesã Ângela Pinto que faz parte do Encontro de Casais com Cristo (ECC).
O caminho até o altar encontra-se enfeitado com 13 tapetes, de 2,5m de comprimento, de diversos temas escolhidos pelos grupos responsáveis pela fabricação deles. Nossa Senhora, Eucaristia, Espírito Santo, Campanha da Fraternidade, Batismo de Jesus, Símbolo da congregação Jesuíta, Padre José de Ancheta e os papas canonizados são alguns dos pontos representados.
As artes enchem os olhos dos visitantes, e as obras ficarão expostas até domingo. "Muitas pessoas vêm elogiar o nosso trabalho, mas queremos que a atenção seja para a mensagem que elas passam", diz Ângela.
Ainda segundo ela, os tapetes são confeccionados, basicamente, com areia. "Antes usávamos grãos como feijão e arroz, mas na segunda-feira ia tudo para o lixo. Não podemos desperdiçar comida com isso".
São gastos por obra entre R$120,00 e R$210,00. Em média, cada um precisa de 30Kg de areia. Alguns precisam do auxílio de banners para orientar a colocação do material, já os mais experientes utilizam apenas desenhos em papéis de um metro.
A Igreja Cristo Rei realiza a fabricação dos tapetes há dez anos. "Este é o 11º ano, mas é o meu primeiro como pároco. Eles são divididos em 13 grupos, cada um tem várias pastorais", conta o padre Raimundo Nonato Resende, pároco da Cristo Rei.
Neste período, a paróquia fica repleta de pessoas para apreciar as obras. "Não tenho estimativa de quantos fiéis virão, mas acredito que a igreja ficará lotada", afirma o padre Resende.
Ângela Pinto relata que as vezes os visitantes não acreditam que as obras sejam feitas de areia. "Algumas pessoas pegam nos tapetes para saber se é de verdade mesmo, o que acaba desmanchando um pouco da arte".
Missa
A missa principal na Cristo Rei ocorrerá às 17h, seguida da procissão de Corpus Christi. "Durante a celebração, os padres tentam entrar sem pisar muito nos tapetes, eles passam desviando para não mexer muito", conta a aposentada Fátima Damasceno que participa da fabricação dos tapetes desde o início.
No Santuário Arquidiocesano de Adoração, na Paróquia de São Benedito, localizada na Avenida Imperador, Centro, acontecerá a solenidade de Corpus Christi, às 16h, presidida por dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza. Após a celebração eucarística, haverá a procissão de Corpus Christi com saída do Santuário em direção a Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde será encerrada com a bênção solene do Santíssimo Sacramento.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário