18/06/2014

Santarém: Bispo desafia comunidades a prepararem próximo ano pastoral

DR - D. Manuel PelinoO bispo de Santarém desafia as comunidades locais a participarem na elaboração da carta pastoral que servirá de base à caminhada do próximo ano, que se pretende seja caraterizado por um “dinamismo missionário” permanente.
O documento introdutório que D. Manuel Pelino quis disponibilizar às paróquias, intitulado “Testemunhar a Alegria do Evangelho, Rejuvenescer a Igreja”, recorda a proposta deixada pelo Papa Francisco nos primeiros meses do seu pontificado e reforçada recentemente com a exortação apostólica “A alegria do Evangelho”.
Uma Igreja convidada a “sair de si” e a ir anunciar Cristo “com coragem” às “periferias” da humanidade, sobretudo aos mais desfavorecidos.
“Certamente, também nós notamos como muitas das nossas comunidades, movimentos e fiéis se mostram instalados, fechados e desanimados, sem entusiasmo evangelizador. Respira-se, na Igreja e na sociedade, um ambiente de tristeza individualista”, aponta a nota publicada no site da Diocese de Santarém.
A Igreja Católica local exorta as comunidades locais a abandonarem qualquer “atitude comodista e lamurienta” e a contribuírem para a revitalização da Igreja, pois só assim ela poderá também ajudar a sociedade a “vencer a crise” económica e social.
“Os que mais desfrutam da vida são os que deixam a segurança da margem e se apaixonam pela missão de comunicar a vida aos demais”, pode ler-se.
O texto preparatório da próxima carta pastoral da Diocese de Santarém lembra as pessoas da importância de não “fechar Jesus nas paróquias, grupos, igrejas ou sacristias”.
“Devemos abrir-Lhe as portas para que seja luz e salvação para os que ainda não O encontraram”, complementa.
No final do comunicado, ficam algumas questões para as comunidades católicas refletirem, partilharem e depois apresentarem propostas de caminhada para 2014-2015.
“Como formar cristãos discípulos missionários?”; “Que periferias é hoje importante alcançar” e “Como imprimir dinamismo de 'saída' à relação com a sociedade?”, são algumas das perguntas em destaque.
A Diocese de Santarém pede que as diversas comunidades enviem os seus comentários e respostas por e-mail ou através da página diocesana no facebook.
JCP
Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário