18/06/2014

Transfusão de sangue segura para prevenir morte materna

Celebrou-se, no último sábado 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue que este ano tem como tema "Sangue seguro para salvar mães".

A campanha deste ano da Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como objetivo aumentar a consciência mundial sobre a importância da transfusão de sangue segura a fim de prevenir a morte materna, mortes relacionadas à gravidez, parto e pós-parto, bem como agradecer aos doadores de sangue pelo dom que eles têm de salvar vidas por meio da doação.

Segundo a OMS, diariamente cerca de 800 mulheres morrem por complicações relacionadas à gravidez e parto. A maioria dessas mortes ocorre nos países em desenvolvimento: mais da metade na África Subsaariana, e cerca de um terço no sul da Ásia.

As hemorragias graves durante o parto e pós-parto são uma das principais causas de mortalidade, morbidade e incapacidade a longo prazo.

Dados da OMS apontam que o Brasil está entre os países latino-americanos que conquistaram avanços significativos na redução da mortalidade materna. Apesar da redução, esse ainda é um problema grave e frequente no Brasil.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no Brasil, que está sendo implantada, gradativamente, em todo o território nacional. A especialista em Ginecologia e Obstetrícia Drª Esther Vilela, Coordenadora da Política Nacional de Atenção à Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, fala sobre as causas mais freqüentes de morte materna no Brasil. (OMS/Pastoral da Criança)



Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/06/17/transfus%C3%A3o_de_sangue_segura_para_prevenir_morte_materna/bra-807570
do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário :

Postar um comentário