08/07/2014 | domtotal.com
A região das Américas é considerada livre de transmissão desde 1991.
Genebra - Um vírus da pólio foi descoberto durante uma inspeção em águas residuais realizada no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (leste de São Paulo), anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O vírus foi detectado em uma amostra de água coletada durante a inspeção de rotina, acrescentou a OMS, mas até agora nenhum caso de poliomielite foi registrado.
"Não existe prova alguma de transmissão deste vírus denominado poliovírus selvagem tipo 1" (ou WPV1), destacou a OMS.
A região das Américas é considerada livre de transmissão do vírus da pólio desde 1991 e o Brasil, desde 1989.
Ainda segundo a OMS, não houve nenhum caso de transmissão do poliovírus selvagem no Brasil desde 1989.
As autoridades sanitárias brasileiras reforçaram suas atividades de vigilância sobre o poliovírus selvagem, assim como sobre as pessoas não imunizadas.
Mais de 95% da população brasileira é vacinada contra a pólio no estado de São Paulo e na cidade de Campinas, onde a última campanha de vacinação foi realizada em junho de 2013.
Este ano, a campanha deve ser lançada em nível nacional em novembro e será dirigida a crianças com idades entre 6 meses e 5 anos.
Desde 1994, todas as amostras coletadas em ambientes testaram negativo para o poliovírus selvagem.
Sendo assim, a OMS considera "muito fraco" o risco de que o vírus venha a se desenvolver no Brasil.
Em compensação, a OMS estima que o risco é muito "elevado" na Guiné Equatorial, onde o vírus WPV1 foi detectado, devido ao pequeno número de pessoas vacinadas.
Segundo a OMS, o vírus descoberto no Brasil foi importado. A organização recomenda, ainda, a vacinação a todos os viajantes com procedência ou destino de regiões onde o vírus foi detectado.
"O Brasil descobriu um caso importado de poliovírus", concluiu a OMS, mas "o país não é considerado afetado pela pólio".
AFP
Nenhum comentário :
Postar um comentário