04/07/2014

Estudo sobre a censura de fotos no Facebook mostra incoerência na aprovação de imagens

Tendência foi demonstrada por trabalho do universitário Wilheim Rodrigues, da USP. Fotos de mulheres amamentando ou até quadros famosos foram retirados pela rede social. Outras imagens, com mulheres seminuas não violariam padrões


O estudante Wilheim Rodrigues resolveu investigar a censura da rede social Facebook, em seu trabalho de conclusão de curso. O estudante da Universidade de São Paulo (USP) tirou 10 após demonstrar uma tendência estranha nas fotos tiradas do ar pela plataforma. 


Enquanto fotos artísticas como a imagem do quadro “A origem do mundo”, do realista Gustave Courbet foi censurado, fotos de mulheres seminuas de páginas como “Novinhas Puta” não violariam os padrões do Facebook. Imagens de mulheres amamentando também aparecem na lista de retiradas do ar.


Imagen censurada pela rede social:



De acordo com Wilheim, a ideia do trabalho surgiu após um amigo seu ser censurado por uma foto com mensagem contrária à homofobia. “Foi naquele momento que me dei conta que existia controle de conteúdo no Facebook. E, se meu amigo que não era ativista, teve conteúdo censurado, como seria a remoção em perfis de pessoas que eram ativistas a favor de minorias e publicavam conteúdo anti status quo a todo momento?”, avalia.
Foto: Reprodução






O trabalho foi desenvolvido por Wilheim durante um ano, em que foram catalogados imagens retiradas de sites e redes sociais, além de relatos pessoais e notícias publicadas. Para ele, ficou claro que é difícil entender as restrições do Facebook. “Em exemplos de conteúdo com explicito apelo sexual e facilmente associados à nudez ou pornografia, os censores não enxergaram motivo para restrições, mesmo após notificados por denúncia”, completa.
Serviço
TCC completo no link.
Redação O POVO Online

Nenhum comentário :

Postar um comentário