30/07/2014

Focolares: Escola de verão refletiu sobre «uma problemática universal»

«Ambiente, participação, responsabilidade» foi o tema que reuniu participantes europeus e africanos

A organização Comunhão e Direito, ligado ao Movimento dos Focolares, promoveu uma «Summer School» internacional com o tema “Ambiente, participação, responsabilidade” destinada a estudantes e jovens juristas na Cidadela Arco Íris, em Abrigada.
“Esta é uma temática comum a vários países da Europa e as legislações nacionais refletem a legislação da União Europeia. A problemática é comum a outros países e tivemos a participação de África”, revelou hoje Pedro Vaz Patto, jurista e membro da organização Comunhão e Direito.
À Agência ECCLESIA, o entrevistado explicou que esta organização Comunhão e Direito, ligada ao Movimento dos Focolares, com a escola de verão pretende “fazer a ligação” entre duas realidades: “a comunhão, relacionada com a espiritualidade e a unidade, e a realidade do direito”.
Segundo Pedro Vaz Patto, o Direito “normalmente está ligado ao conflito” e o objetivo foi transmiti-lo como “um instrumento para criar comunhão, criar a fraternidade entre as pessoas”.
A «Summer School» reuniu 30 participantes de três países europeus – Itália, Espanha e Portugal - e ainda de três países africanos - Angola, Congo e Quénia.
A iniciativa começou no dia 14 de julho e terminou esta terça-feira, na Cidadela Arco Irís, um espaço privilegiado de encontro inter-religioso e intercultural, na localidade da Abrigada, a cerca de 45 quilómetros de Lisboa.
“Em evidência para além do próprio interesse científico das matérias a novidade foi o relacionamento que se criou entre todos, porque esta comunhão que se pretende construir parte de relacionamentos pessoais. Era o que se pretendia e penso que se conseguiu”, observou Pedro Vaz Patto que apresentou o tema “Direito penal e ambiente”.
Durante os quatro dias da «Summer School» de Comunhão e Direito os participantes assistiram a oito conferências, fizeram apresentações, tiveram trabalhos de grupo, fizeram uma visita de estudo à Escola Superior de Magistratura e visitaram a cidade de Lisboa.
Nesta escola de verão também prepararam o congresso internacional que vai decorrer em novembro de 2015, em Roma, Itália, sobre a mesma temática - Ambiente, participação, responsabilidade - mas “com um âmbito mais vasto dirigido a todos os juristas, jovens e adultos”, informa o jurista Pedro Vaz Patto.
CB
Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário