Tapioca é uma iguaria genuinamente brasileira, com raízes nordestinas, mas que chegou a inspirar até filme americano. E o paladar turístico da Copa do Mundo aprovou o reconhecido patrimônio imaterial olindense, principalmente se a “tortinha” feita de fécula de mandioca vier recheada de queijo, frango, carne de caranguejo, atum ou açaí e morangos. É, tem gosto para tudo nesse mundo. E como boa parte do mundo está passeando pelo Ceará por esses dias, é possível ver que os gostos estão acompanhados de descobertas, curiosidade e satisfação gastronômica.
Pelo menos foi assim para o australiano Swidi Lalma e o grego Jhon Telles. Numa manhã de quarta-feira, eles queriam tomar café em um “nice place”. De pronto, o taxista que acompanha a dupla, Marcelo Palácio, os levou ao Centro das Tapioqueiras de Messejana. Lugar legal (como exigido), seguro e a cara do Ceará. Ressaltado, claro, pelas bandeirolas verdes e amarelas. “Isso (a tapioca) é uma delícia, nunca tinha provado nada parecido. É similar à comida árabe”, comentou Swidi. A semelhança citada por ele deve-se à massa fininha de farinha que abraça os recheios.
A carne do sol e o queijo também atraíram a atenção dos estrangeiros que disseram ter adorado a comida, as praias e as pessoas do Brasil. “Na Grécia, temos uma torta de queijo que é parecida, mas sem essa massa”, disse Jhon. Deu para constatar que, para o grego, apesar dos mais de 70 recheios disponíveis no cardápio, foi mesmo a original tapioca branca que fez a diferença. E como ele ainda seguiria para pelo menos mais três estados no País, perguntou: “Você encontra isso em outras cidades?”.
fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/dom/2014/06/28/noticiasjornaldom,3274086/os-estrangeiros-descobrem-a-tapioca.shtml .
Nenhum comentário :
Postar um comentário