31/07/2014

UFC é a 16ª melhor universidade do País, segundo ranking CWUR


Imagem: Logomarca do ranking CWUR
A Universidade Federal do Ceará aparece na 16ª posição entre as melhores universidades do País, de acordo com ranking doCenter for World University Rankings (CWUR), divulgado na última quarta-feira (30). O Centro apresenta uma relação de mil universidades de todo o mundo, na qual figuram 18 instituições brasileiras.

Entre as universidades do Nordeste, a UFC aparece na segunda posição, atrás apenas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na lista mundial, a UFC ocupa a colocação de número 964 – entre as instituições brasileiras que estão na lista, a melhor colocada foi a Universidade de São Paulo (USP), que aparece na 131ª posição.
O coordenador de Avaliação Institucional da UFC, Prof. Wagner Andriola, destaca que a Universidade está "muito bem posicionada", sobretudo na avaliação dos cenários nacional e nordestino. "Isso acentua a qualidade de produção científica dos nossos pesquisadores, bem como a publicação dos nossos trabalhos em grande periódicos internacionais", frisa o coordenador.
Além disso, cita o Prof. Andriola, é de se comemorar o fato de a UFC, que em 2014 completa 60 anos, estar entre as mil universidades mais destacadas do mundo, junto com instituições centenárias. "Temos apenas 60 anos e já estamos entre as mil melhores do mundo. Isso não é pouca coisa", pontua.
O CWUR é uma instituição da Arábia Saudita que divulga o ranking das melhores universidades desde 2012. Nos anos anteriores, porém, a lista compreendia apenas as 100 instituições com as melhores colocações.
CRITÉRIOS – O ranking mede a qualidade da educação e formação dos alunos, assim como o prestígio dos professores e a qualidade de suas pesquisas. Do total da nota, 25% correspondem ao número relativo de pessoas formadas nas instituições e que ganharam prêmios internacionais importantes. Outros 25% se referem ao número de alunos formados que atualmente ocupam cargos de alto escalão em algumas das melhores empresas do mundo. Outro quarto da nota mede a qualidade dos docentes, de acordo com premiações e medalhas recebidas.
A lista completa das mil melhores universidades está disponível no site do CWUR.
Fonte: Prof. Wagner Andriola, da Coordenadoria de Avaliação Institucional da UFC – fone: 85 3366 7345
http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2014/5345-ufc-e-a-16-melhor-universidade-do-pais-segundo-ranking-cwur

Nenhum comentário :

Postar um comentário