02/08/2014

Brasil e Japão fecham acordos

Dilma
A presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, assinaram ontem cinco atos governamentais
FOTO: ROBERTO STUCKERT FILHO/PR
Brasília. A presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, assinaram ontem cinco atos governamentais e quatro acordos para o setor privado, em reunião oficial em Brasília.
Dois são de empréstimos ao Brasil para a construção de oito cascos de navios-plataforma de petróleo, com total de US$ 500 milhões, e de desenvolvimento de projetos agrícolas de US$ 200 milhões. A presidente da Petrobras, Graça Foster, o presidente da Nippon Export and Investment Insurance (NEXI), Kazuhiko Bando, e o presidente do banco Mizuho, Hiroshi Suchiro, assinaram acordos de empréstimo e de seguro para a construção de uma plataforma de petróleo. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o presidente do Japan Bank for International Cooperation (JBIC), Hiroshi Watanabe, fecharam acordo para estabelecer um quadro de cooperação entre as partes para identificar projetos de mútuo interesse.
Os países discutiram ainda a expansão dos investimentos japoneses no Brasil.
Pedido japonês
Em encontro com empresários brasileiros, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pediu que a relação entre Brasil e seu país seja mais "franca" para que as conversas transformem-se em medidas práticas de incentivo ao comércio e ao investimento.
"Há 40 anos, essas reuniões vêm tratando desses problemas. Mas há evolução", afirmou Abe.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário