15/08/2014

#encontrosdeagosto - Evento anual celebra linguagem fotográfica


O Dia Mundial da Fotografia, que acontece na próxima terça-feira, 19, será celebrado em Fortaleza com a realização da edição 2014 dos Encontros de Agosto. Exibição de documentário, feira de fotografia e debates com profissionais compõem a programação do evento.
Os Encontros de Agosto são uma parceria do Instituto da Fotografia (Ifoto), a Travessa da Imagem e o Porto Iracema das Artes, que é o braço de criação e difusão do Instituto Dragão do Mar. O Dia Mundial da Fotografia será marcado com 12 horas de programação, do meio-dia à meia-noite, passando por quatro espaços culturais da cidade: Passeio Público, Sobrado Dr. José Lourenço, Escola Porto Iracema das Artes e Estoril.
O Encontros de Agosto tem se firmado como um importante espaço para difusão e circulação da produção cearense, focado na qualificação e a valorização de fotógrafos do estado e residentes, com o intuito de projetar a produção desses artistas em circuito nacional e internacional. A programação terá início com um almoço de confraternização de fotógrafos do Ceará e residentes, no Passeio.
Após do almoço, a programação segue para o Sobrado Dr. José Lourenço, onde fotógrafos e público vão poder conferir, a partir das 14h30, uma edição especial da Feira da Fotografia. Será um momento de venda e troca de imagens e produtos com fotografias. Ainda no Sobrado, às 16 horas, haverá a apresentação do projeto "Caminho das Abelhas", um livro fotográfico documental que retrata a paisagem cultural, geográfica e humana do sertão de Irauçuba, no Ceará, abordando o cotidiano do sertanejo e sua dura realidade diante a seca. A publicação foi desenvolvida por Markos Montenegro, Sérgio Carvalho, Vanessa Andion, Silas de Paula e Paulo Gutemberg.
Do Centro da Cidade, a programação segue para a Praia de Iracema, no Porto Iracema das Artes, onde acontecerá, às 18 horas, no auditório, uma Conversa com os fotógrafos Silas de Paula e Tiago Santana. O temadeste bate-papo será "Fotografia Latino-Americana: interseções com produção brasileira". A mediação será da fotógrafa Iana Soares.
Fechando a programação de lançamento do Encontros de Agosto 2014, a partir das 20 horas, no Estoril, haverá Projeção com imagens de fotógrafos cearenses participantes das edições anteriores do festival.
Mais informações:
Encontros de Agosto - Dia 19, das 12 horas à meia-noite, no Passeio Público, Sobrado José Lourenço, Porto Iracema e Estoril. Gratuito



http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/evento-anual-celebra-linguagem-fotografica-1.1079139

Nenhum comentário :

Postar um comentário