23/08/2014

Fortaleza terá rede de policlínicas da família

Medida busca diminuir as filas de espera por consultas e exames em Fortaleza, que chegam a seis meses

Policlinicas
Os postos de saúde são a porta de entrada para a marcação de consultas e exames especializados. Em Fortaleza, são 92 Centros de Saúde da Família, da atenção básica e 112 prestadores de atendimentos especializados
FOTO: NATINHO RODRIGUES
A construção de uma rede de policlínicas da família, com unidade em cada Regional, é a principal estratégia utilizada pela gestão municipal no enfrentando de um dos gargalos da saúde pública em Fortaleza: longas filas de espera para consultas, exames e diagnósticos. É o que garantiu o prefeito Roberto Cláudio, antes de viajar para Brasília, onde teve reunião com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Durante o encontro, foi firmado o acordo de financiamento na ordem de US$ 500 milhões. O dinheiro também será utilizado nas obras das policlínicas e mais três Centros Urbano de Cultura, Ciência, Arte e Esporte (Cuca).
"Sem dúvida, as policlínicas irão acabar com a angústia das fila de espera. Elas terão médicos das mais variadas especialidades, equipamentos para exames, o que dará mais rapidez ao resultado e diagnóstico", frisa.
Em Fortaleza, a demora para conseguir atendimento é, em média, de seis meses. A fila de espera possui 100 mil pessoas, segundo último dados divulgado pela Secretaria de Saúde do Município (SMS), em junho passado. Ortopedia, cardiologia e neurologia registram as maiores demandas. "Nossos próximos dois anos será dedicados especialmente à saúde, com a rede policlínicas e a melhoria da rede hospitalar", destaca.
Atualmente, a Central de Marcação de Consultas e Exames Especializados (CMCEE) é responsável pela gestão da demanda ambulatorial, de média complexidade, do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Fortaleza. Realiza a comunicação entre os 92 Centros de Saúde da Família, da atenção básica, e os 112 prestadores de atendimentos especializados, funcionando diariamente das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira.
A porta de entrada para a marcação de consultas e exames especializados é o posto de saúde. Por isso, a Central não realiza atendimento ao público.
Na agenda do gestor municipal, houve também uma reunião no Ministério da Saúde, onde foi garantir os recursos que faltam e o credenciamento de mais três Unidades de Ponto Atendimento (UPAs) nos bairros da Vila Velha (que deverá ser entregue em setembro), Bom Jardim (em outubro) e outro no Rodolfo Teófilo (previsto para o fim do ano ou início de 2015). "Assim, completaremos o compromisso de seis UPAs em Fortaleza. No total de 12, em parceria com o governo estadual", contabiliza.
Cucas
Roberto Cláudio também salientou as obras de mais três Cucas na Capital. Cada unidade custa, em média, R$ 5,8 milhões, valores do tesouro municipal, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do governo federal. "A gente vai construir os três que faltam para completar um em cada regional", assegurou o prefeito.
A Rede Cuca oferece atividades esportivas como basquete, handebol, artes marciais e triathlon, além de cursos gratuitos nas áreas de artes cênicas, música, educação, audiovisual e artes plurais. Já existem unidades na Barra do Ceará, Jangurussu e Mondubim.
Com relação à mobilidade urbana, Roberto Cláudio destacou as obras para o segundo semestre, no corredor Augusto dos Anjos com Avenida José Bastos; a requalificação da Avenida Aguanambi, com um túnel com a Avenida Domingos Olímpio e o reinício das intervenções da Via Expressa com Padre Antônio Tomás e o viaduto da Raul Barbosa com Murillo Borges.
SAIBA MAIS
Como marcar exames e consultas
1. Procure um dos 92 Centros de Saúde da Família para consulta com profissional de saúde, que vai encaminhar o paciente para agendar exames e consultas especializadas no mesmo local
2. Se não houver vaga disponível no momento, a pessoa é inscrita em uma lista de espera. Neste caso, a consulta ou exame será pré-agendado após a Central receber as vagas disponíveis
3. O paciente vai receber uma carta com informações sobre a reserva da consulta ou exame, que deve ser confirmada até a data limite indicada
4. Após realizar a consulta especializada, o prestador do serviço deve agendar o retorno do paciente
Mais informações
Central de Atendimento ao Público
Da Secretaria Municipal de Saúde
Rua do Rosário, 283, sala 201 - Centro
(85) 3452.6940/3105.1315
Lêda Gonçalves
Repórter
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário :

Postar um comentário