21/08/2014

Médio Oriente: Papa escreveu ao presidente iraquiano e pediu fim da crise humana

Entrega da carta do Papa ao presidente do IraqueO Papa Francisco enviou uma carta ao presidente do Iraque, Fuad Masum, na qual apela aos responsáveis políticos para que usem “todos os meios” ao seu dispor para acabar com a “crise humana” no país.
“Dirijo-me a si com o coração cheio de dor enquanto sigo o sofrimento brutal dos cristãos e de outras minorias religiosas, obrigados a deixar as suas casas ao mesmo tempo que os seus locais de culto são destruídos”, escreveu.
A missiva foi divulgada pelo site da Presidência iraquiana e tinha sido entregue pessoalmente em Bagdade pelo enviado papal ao território, cardeal Fernando Filioni, esta terça-feira, um dia antes de regressar a Roma.
Francisco recebeu hoje em audiência privada o seu enviado, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e antigo núncio (embaixador da Santa Sé) no Iraque.
O cardeal italiano esteve em primeiro lugar na capital do Curdistão iraquiano, Erbil, onde encontrou uma “situação muito grave e séria”.
Segundo Francisco, a decisão de enviar o cardeal Filoni ao Iraque visou manifestar a “preocupação” de toda a Igreja Católica com o sofrimento de todos os que “aspiram a viver em paz” e liberdade na sua “pátria ancestral”.
O Papa deixa votos de que o Iraque consiga reencontrar o caminho da “convivência pacífica”, tratando os membros de todas as minorias como “cidadãos iguais”.
Esta segunda-feira, na viagem entre Seul e Roma, Francisco disse aos jornalistas que admintia uma intervenção internacional para "travar" os extremistas do Estado Islâmico, desde que esta fosse decidida no contexto das Nações Unidas.
OC
Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário