28/08/2014

OMS: mudança climática ameaça a saúde


A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu nesta quarta-feira, 27, que a mudança climática é uma ameaça para a saúde, já que propicia certas doenças, e pediu aos governos que cheguem a um acordo para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Segundo a OMS, a mudança climática poderá causar 250 mil mortos ao ano a partir de 2030, como consequência, entre outras coisas, da má nutrição, malária e diarreia. 

“As provas são indiscutíveis: a mudança climática ameaça a saúde do ser humano”, declarou a Diretora-geral da OMS, Margaret Chan, ao inaugurar em Genebra uma conferência de três dias da qual participam mais de 300 especialistas. 

O Professor Alistar Woodward, um dos autores do relatório do Painel “Intergovernamental de Especialistas sobre a Mudança Climática”, disse que o mundo se dirige atualmente para um aquecimento do planeta de quatro graus até o final deste século e não de dois graus até agora afirmado. Para ele, se os governos chegarem a um acordo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, isso poderá salvar dois milhões de vidas por ano. 

Por sua vez, a Dra. María Neira, Diretora da OMS para a saúde pública e o meio ambiente, explicou que a contaminação do ar causa atualmente sete milhões de mortes prematuras por ano. “Se reduzirmos as emissões de gases de efeito estufa, diminuiremos ao mesmo tempo a contaminação do ar e as doenças cardiovasculares e respiratórias”, declarou. (SP)


Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/08/28/oms:_mudan%C3%A7a_clim%C3%A1tica_amea%C3%A7a_a_sa%C3%BAde/bra-822094
do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário :

Postar um comentário