30/09/2014

Bacharel em Direito promove campanha para financiar tratamento da mãe

A professora Jacqueline de Oliveira Ourives, bacharel em Direito pela Dom Helder Câmara, está em busca de ajuda. Sua mãe, Ângela, é portadora de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença caracterizada pela degeneração dos neurônios motores. Atualmente, ela se encontra internada no Hospital Felício Rocho e não há previsão de alta.

“A ELA é considerada pela literatura médica como a mais devastadora das patologias. Leva à perda da força muscular e dos movimentos, atingindo também funções vitais. No caso de minha mãe, a doença se encontra em estado avançado. Ela está tetraplégica, não consegue engolir – a alimentação é feita por meio de sonda gástrica – ou mesmo respirar sem a ajuda de aparelhos”, conta a professora.

Tendo em vista a gravidade da situação, a presença de cuidadores em tempo integral se torna indispensável. Para arcar com as despesas da enfermeira diurna, Jacqueline conta com a ajuda de familiares. Já os gastos com os plantões noturnos – de R$ 600,00 por semana – são de sua total responsabilidade. “Eu, como sou deficiente visual, não posso ficar sozinha nesta tarefa. Seria temerário, visto que minha não fala (e eu não enxergo). É preciso estar atenta o tempo todo à sua fisionomia, para saber se está tudo bem. Por exemplo, se ela sente falta de ar, fica muito vermelha, sendo necessário aspirar algumas vezes a própria traqueostomia”, explica Jacqueline.

A professora ressalta ainda os gastos com medicamentos, óleos e cremes para evitar escaras (Dersani e Cavilon), pomada para assadura (Bepantol Baby) e lenços umedecidos. “Estou à frente de tudo. Desde controlar essas despesas até conversar com os médicos e tomar as decisões. Realmente a doença é muito triste e os custos são enormes”, aponta.

Campanha

No final do mês de julho, Jacqueline deu início a uma campanha para recolher doações e auxiliar no custeio do tratamento. “Infelizmente a ELA não tem cura. São realizados cuidados paliativos, para garantir o conforto e prolongar-lhe a vida (...). Minha mãe está 
perfeitamente consciente, a doença não afeta a cognição nem os sentidos”, conta.

A professora criou também um perfil no Facebook, no qual parentes e amigos podem acompanhar informações sobre o estado de saúde de Ângela e ver a prestação de contas do dinheiro arrecadado. “Ajudem a manter minha mãezinha viva! Com o apoio de vocês na busca pela ampliação da campanha será possível fortalecer a luta. ‘Um mais um é sempre mais que dois’. Ajudem-me a fazer crescer a legião de anjos! Obrigada de coração”, pede Jacqueline.

Dados 

Os interessados podem entrar em contato com Jacqueline por meio dos telefones (31) 3277-4517 e (31) 8832-0542, pelo e-mail jacqueline.ourives@gmail.com ou pelo perfil no Facebook. Ela divulga também os dados bancários para depósito: 

Caixa Econômica Federal
Agência: 0083
Conta poupança: 39.284-1. 
Nome completo: Jacqueline de Oliveira Ourives

Balde de gelo

O desafio do ‘balde de gelo’, que se tornou ‘febre’ na internet nas últimas semanas, foi criado com a proposta de arrecadar fundos e dar visibilidade para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Segundo seus organizadores, a campanha já arrecadou mais de US$ 100 milhões. 

Várias personalidades, como o ex-presidente George W. Bush, o atual presidente do governo italiano, Matteo Renzi, o cantor Justin Timberlake e o fundador da Microsoft Bill Gates participaram do jogo.

Também fizeram sua contribuição Mark Zuckerberg, Steven Spielberg, Lady Gaga, Britney Spears, James Franco, Ben Affleck, Lena Dunham, Oprah Winfrey, Robert Downey Jr,Jennifer Lopez, Demi Lovato, Bon Jovi, Shakira, Gerard Piqué, Neymar, Cristiano Ronaldo e Jim Parsons, entre outros.
Redação Dom Total

Nenhum comentário :

Postar um comentário