05/09/2014

Cientistas acham superdinossauro


Superdinossauro
O Dreadnoughtus media cerca de 26 metros de comprimento e pesava 60 toneladas
FOTO: REUTERS
Washington. A palavra grande não faz justiça ao dinossauro robusto e de pescoço longo que sacudiu a terra na Argentina cerca de 77 milhões de anos atrás. Colossal, enorme e estupendo podem chegar perto de uma descrição apropriada deste portento, conhecido entre os cientistas como Dreadnoughtus schrani.
Os pesquisadores anunciaram ontem a descoberta do fóssil incrivelmente completo e bem preservado do dinossauro, que pesava 59.300 quilos e media 26 metros, com um pescoço de 11,3 metros e uma cauda de 8,7 metros, no sul da Patagônia.
O paleontólogo Kenneth Lacovara, da Universidade Drexel, no Estado norte-americano de Filadélfia, que localizou o dinossauro e liderou sua escavação e análise, afirmou que os cientistas calcularam seu peso com base em 200 ossos, o que corresponde a 45% do seu corpo. O da coxa, com mais de 6 metros de altura, foi o que permitiu um cálculo preciso do peso.
O fóssil argentino é membro de um grupo de animais chamados titanossauros, que se acredita terem sido os maiores dinossauros que já viveram. Embora vegetariano, o animal não era nada delicado, por isso ele foi batizado pelos cientistas com o nome de Dreadnoughtus, que significa "destemido".
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário