14/09/2014

Filipinas dedica dia aos cristãos perseguidos

As «crescentes perseguições» aos cristãos, em muitas partes do mundo, sobretudo no Iraque e na Síria, motivaram a Conferência Episcopal das Filipinas a convocar um Dia Nacional de Oração pela Paz. A data será assinalada este domingo, 14 de setembro. Ao longo do dia, os responsáveis de todas as igrejas são chamados a celebrar a missa de acordo com estas intenções.

O objetivo é enviar uma mensagem de apoio e solidariedade a estes «mártires da era moderna» e arrecadar dinheiro para ajudá-los neste momento de grave dificuldade. Socrates B. Villegas, arcebispo de Lingayen-Dagupan e presidente da Conferência Episcopal, exorta os fiéis a «unirem-se» aos «irmãos e irmãs que estão a sofrer».

«As pessoas indefesas e sem esperança são vítimas de uma brutal imposição, de uma rígida e imperdoável» visão de fé, disse o prelado, citado pela Rádio Vaticano. Segundo este responsável, «a religião mesma é uma vítima», sob os golpes daqueles que cortam as gargantas, ferem, destroem «em nome de Deus» e enviam ao mundo a «terrível mensagem» de que a fé é «uma fonte de divisão».

No âmbito desta iniciativa, será realizada uma recolha de fundos para os cristãos perseguidos no Médio Oriente. O prelado convida os fiéis a serem generosos. «Mesmo se temos os nossos problemas e necessidades aqui, isso não nos impede de nos mostrarmos generosos no nosso dever de compartilhar os sofrimentos dos irmãos necessitados», disse. O dinheiro angariado será enviado às comunidades desfavorecidas através das Nunciaturas Apostólicas de Bagdá e Damasco.


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário