29/09/2014

O Fotógrafo Mika Holanda de Fortaleza vence concurso da revista National Geographic


    Uma fotografia do poeta cearense Mário Gomes foi publicada no último sábado (28) pela revista National Geographic em seu site oficial. No momento, o artista coloca as mão sobre o rosto em uma espécie de transe típico para quem costuma vê-lo pelas ruas de Fortaleza. A imagem foi vencedora de concurso cultural promovido pela revista. 
    
    O momento foi captado em um domingo do início de setembro deste ano pelo fotógrafo e estudante de jornalismo Mika Holanda. "Eu sou um fotógrafo de rua e ando sempre nas mediações do Centro de Fortaleza e no Dragão do Mar. Esbarrei com ele ali sentado, quase no pôr-do-sol, meio deslocado e fiz uma sequência de imagens", diz. "Eu já tinha feito outras fotos do Mário Gomes, mas nenhuma tão expressiva", revela. 
Para o fotógrafo, a figura do poeta cearense representa uma "ressaca social", pela presença de uma figura arrasada pelos excessos e que mesmo na falta de lucidez aparente preenche as ruas com poesia.  
    Morador do bairro Bonsucesso, o poeta Mário Gomes completou 67 anos em 2014 . Apesar de ser conhecido como "poeta da Praça do Ferreira", é visto com frequência no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e em outros espaços culturais. É contemporâneo de nomes de destaque das letras cearense, como Carneiro Portela, Rembrandt Esmeraldo, Batista de Lima, Pádua Lima e Francisco Segundo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário