15/09/2014

Restaurante Tia Nair é acusado de discriminar militante do PT por homofobia

Administradora conta que teria sido impedida de consumir no local e ainda foi atingida com um balde de água. Restaurante nega homofobia e preconceito à militância de Luizianne Lins (PT)
FOTO: REPRODIÇÃO FACEBOOK VIVI MARTINS                         Uma cliente, que tentou consumir no restaurante Tia Nair, na Praia de Iracema, alega ter sido hostilizada no local,  no último sábado, 13, por ser lésbica e militante da candidata a deputada federal Luizianne Lins (PT). A administradora Veridiana Martins de Oliveira, 39, afirma ainda que foi atingida com um balde d'água por uma pessoa do estabelecimento. A gerência do restaurante nega homofobia e preconceito partidário, além de defender que o funcionário teria jogado, sem consentimento, um copo plástico na cliente.

Segundo Veridiana, o caso ocorreu por volta das 18h30min, quando ela participava de uma panfletagem da candidata, na Praia de Iracema. Ela estava acompanhada da companheira e enteada, uma menina de 12 anos. “Minha enteada disse que gostaria de beber um refrigerante e fomos até o local. Quando cheguei, eu pedi uma cerveja e refrigerante. O garçom disse que eu não poderia entrar, pois local era aberto apenas para quem consumisse comida”, detalha.

Após informar ao funcionário que iria comer algo, ela conta que teria sido novamente impedida. “Por que eu não posso entrar, se eu tenho dinheiro?, questionei. Então, apareceu um senhor, se dizendo dono do local, que me informou que eu não era público para frequentar o estabelecimento”, explica. Após a resposta, Veridiana disse que argumentou com o homem por que não seria público e ainda ouviu a frase, vindo de alguém do estabelecimento: “Esse povo do PT é tudo baderneiro, esse povo da Luizianne tudo sapatão”. 

Na calçada, ela disse que teria levado um balde de água de uma pessoa que trabalharia no estabelecimento, quando tentou pegar seu celular para filmar o fato. “Fiquei surpresa, minha enteada se assustou e logo em seguida o “dono” do Tia Nair negou que o responsável pelo balde fosse funcionário. Porém, com autoridade de chefe, mandou ele entrar”, relembra. Depois do susto, Veridiana disse que entrou em contato com seu advogado e fez um Boletim de Ocorrência contra o restaurante por injúria e homofobia.

O POVO Online entrou em contato com a gerência do restaurante Tia Nair, que negou que o estabelecimento seja homofóbico ou tenha hostilizado militantes da candidata. “Os garçons são orientados a informar que somos abertos apenas a refeições. É uma regra da casa. O proprietário disse que não poderiam atendê-las e elas ficaram na porta dizendo que era preconceito com o PT, além de gritar vários palavrões”. 

Segundo o gerente Ricardo Melo, o Tia Nair não é homofóbico, tendo inclusive patrocinado paradas gays, além não possuir qualquer posição contra militantes. “Nós não postaremos nota oficial, estamos tristes com a repercussão dada ao caso e à disseminação do ódio nas redes sociais. Postamos apenas um anúncio publicado em 2010, agradecendo à Luizianne Lins pelo réveillon”, completa.

O gerente informou que não houve balde de água e defendeu que enquanto as clientes gritavam palavrões, um funcionário teria esbarrado em uma delas. “Ela então ameaçou esse rapaz, que no calor do momento jogou nela um copo plástico, à revelia de nossas orientações. Nós desaprovamos e repreendemos essa atitude, pedindo inclusive desculpas pelo ocorrido”, comenta. 

No Facebook, o Tia Nair compartilhou um anúncio veiculado nos jornais de Fortaleza, datado do dia 2 de janeiro de 2010 e 2011. “Para quem acha que o Tia Nair tem preconceito contra petistas ou Dilma ou Luizianne”, diz o texto. O post de Veridiana, publicado no domingo, 14, teve 326 compartilhamentos, além de 74 curtidas. O POVO entrou em contato com a assessoria da candidata, que ficou de dar uma resposta sobre o caso em breve. 

Homofobia
Segundo a Coordenadoria da Diversidade, vinculada à Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Fortaleza, não houve contato sobre o caso. O coordenador de Políticas para Diversidade, Jorge Pinheiro, orienta que as pessoas que sejam vítimas de homofobia encaminhem as denúncias através dos telefones Disque Denúncia Nacional (100) ou Disque Direitos Humanos da Prefeitura (0800 285 0880). 

As denuncias são encaminhadas ao Centro de Referência em Direitos Humanos GLBT Janaína Dutra, que é responsável pelo acompanhamento e verificação dos casos. “Temos uma equipe multidisciplinar, que inclui psicólogos, advogados e assistentes sociais”, pontua Jorge. 

O Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), responsável pelas paradas Gays, informou ao O POVO Online que o presidente, que poderia responder se houve patrocínio do Tia Nair, estaria em reunião até às 16 horas. 

Serviço 
Se você for discriminado/a por ser lésbica, gay, bissexual, travesti ou transexual, procure o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra
Endereço: Rua Pedro I, 461 – Centro
Informações: (85) 3452.2047 ou crlgbtfortaleza@gmail.com 
Horário de Funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 17h
Disque Denúncia nacional: 100
Disques Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Fortaleza: 0800 285 0880




fonte: http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2014/09/15/noticiafortaleza,3314995/cliente-diz-ter-sido-vitima-de-homofobia-e-preconceito-partidario-em-r.shtml

Nenhum comentário :

Postar um comentário