No mês em que a cultura cristã recorda os defuntos (novembro), o museu dos Missionários da Consolata, em Fátima, vai realizar um curso livre que abordará os temas da doença e da morte. «Representações da enfermidade e da morte na arte e na cultura cristã» é o nome da ação de formação, que decorrerá de 4 a 25 de novembro, no Museu de Arte Sacra e Etnologia (MASE).
«Embora pareçam afastados do quotidiano da atual vivência humana, os temas da doença e da morte persistem na cultura contemporânea», destacam os responsáveis pelo MASE, em comunicado. «O curso pretende ser uma viagem cultural, assente sobretudo nos testemunhos histórico-artísticos, por esses temas tão importantes que, inexoravelmente, habitam o pensamento humano; por outras palavras, que a sabedoria popular fixou: ‘a hora é incerta, mas a morte é certa’», acrescentam.
A formação está organizada em quatro sessões, a decorrer às terças-feiras, a partir das 18h30, nas instalações do MASE. O curso é aberto a todos os que se interessam pela área. A data limite de inscrição é 30 de outubro. A formação será ministrada por Marco Daniel Duarte, doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima e do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.
Fátima Missionária
Nenhum comentário :
Postar um comentário