29/10/2014

Impactos do clima pedem ação

Reunião dos cientistas do IPCC unifica informações de grupos de trabalho anteriores.
Ativistas do Greenpeace protestam durante reunião do IPCC em Berlim.
Começou na segunda-feira (27) a reunião dos cientistas do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas das Nações Unidas) para finalizar o quinto relatório sobre mudanças climáticas e os riscos que estas trazem. A reunião acontecerá durante toda a semana para discutir as descobertas que os três Grupos de Trabalho publicaram no último ano, trazendo novidades e unindo as informações.

“A síntese dos estudos e dos relatórios providenciará informações e um ‘guia’ que permitirá aos políticos encontrar o caminho para um acordo global que, finalmente, poderá reverter as mudanças climáticas”, disse Rajendra Pachauri, coordenador do IPCC. “Isso nos dará conhecimento para tomar decisões mais bem informados e o conhecimento para construir um futuro mais sustentável. Isso nos ajuda a entender porquê temos que agir e os custos e as implicações de não agir”, disse Pachauri.

Durante a sessão, o relatório será revisado linha por linha para assegurar sua consistência. A previsão de publicação deste relatório é domingo, 2 de novembro. “Esperamos que, após a divulgação deste relatório, o governo brasileiro apresente uma meta de reduções para o país que seja condizente com a nossa crescente importância e riqueza de recursos naturais renováveis, como o sol e os ventos”, disse Barbara Rubim, coordenadora da campanha de Clima e Energia.

Os relatórios anteriores do IPCC já demonstraram a tendência global de crescimento das emissões do setor de transportes e no Brasil isso não é diferente. “Esse crescimento é acompanhado de todo o setor de energia, sobretudo após um ano de intensa utilização das térmicas para geração de eletricidade. É por isso que esperamos que o governo se comprometa a manter, em 2050, as emissões do setor de energia 13% abaixo do nível de 2010”, concluiu Rubim.
Greenpeace

Nenhum comentário :

Postar um comentário