30/10/2014

Peru: muito além do país dos Incas

Riquezas naturais, esportes, gastronomia e forte cenário cultural dão nova cara ao vizinho sul-americano

Peru
Lima, a capital, destaca-se por festivais variados e pela gastronomia
FOTO: DANIEL SILVA/DIVULGAÇÃO
Image-0-Artigo-1727664-1
O Cañón de Tinajani é um dos cenários que se destacam no quesito turismo de aventura combinado a história do país
FOTO: MARTÍN PAUCA/DIVULGAÇÃO
Falar no Peru, logo vem à mente as imagens de Machu Picchu e da civilização Inca. No entanto, este país caloroso, com gente feliz e receptiva, tem muito mais a oferecer. Quem se aproxima, descobre além do que esperava. Com o slogan "Existe um Peru para cada um", nosso vizinho sul-americano investe no turismo e tenta atrair cada vez mais brasileiros para o seu território. E atrativos não faltam. Multifacetado, detentor de uma geografia diversificada e múltiplos climas, o visitante tem muitas opções por onde começar a conhecê-lo, traçando seu próprio roteiro.
Como berço de uma das grandes civilizações do continente, seu passado ancestral deixou um legado de conhecimentos e monumentos únicos no mundo. Ao mesmo tempo, sua riqueza natural revela paisagens de tirar o fôlego. Enquanto que a diversidade cultural manifestada por meio de crenças, tradições e expressões artísticas, passando ainda por formas de trabalho e até de cozinhar, dão o testemunho da mestiçagem que forma o país.
Cena gastronômica
Ainda negligenciada por muitos que visitam o Peru, Lima desponta atualmente como a capital gastronômica das Américas. Festivais de cinema, música e moda, por exemplo, convivem com festas tradicionais da cultura peruana; assim como modernos centros comerciais e mansões coloniais e museus de história e interativos. Enquanto, a praia e a cidade complementam-se para oferecer o melhor da vida moderna com vista para o mar.
Território de aventuras
Este país andino desperta também para o turismo de aventura, oferecendo vários tipos de experiências radicais, desde a quente costa desértica até a sua exuberante selva, passando ainda por uma serra de imponentes contrastes. Nesse contexto, canoagem, trilhas, surfe e outros esportes aquáticos, passeios de buggy e sandboard pelo deserto estão à disposição do turista.
Cultura milenar
Tudo isso arrematado por sua cultura milenar - são mais de três mil anos de história - hoje testemunhada em restos arquitetônicos como o Santuário Arqueológico de Pachacamac, Machu Picchu, Cusco e arredores, as linhas de Nasca, além de túmulos, pirâmides e palácios.
E a mais nova empreitada do país dedica-se aos visitantes que procuram o máximo de luxo e conforto, desmistificando a ideia de que o Peru é um destino de mochileiros. Cruzeiros exclusivos pelo rio Amazonas, restaurantes e chefs premiados em Lima e uma variedade de hotéis butique revelam-se como possibilidades.
Atrativos que foram mostrados a operadores e agentes de turismo cearenses em evento realizado em Fortaleza pela Comissão de Promoção do Peru para Exportação e Turismo (Promperu) e pelo Escritório Comercial deste país no Brasil, ambos ligados ao Ministério de Comércio Exterior e Turismo peruano, representados, respectivamente, por Araceli Carpio e Milagros Ochoa Koepke. A ação fez parte do road show promovido em quatro cidades brasileiras - além de Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e Recife.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário