25/11/2014

Ato reunirá bispos em defesa do Rio Tapajós

25/11/2014  |  domtotal.com




Ação reunirá lideranças das pastorais sociais da Diocese de Santarém.


BELÉM DO PARÁ – Na próxima quinta-feira (27), um ato público reunirá diversas lideranças religiosas e movimentos sociais na “Caravana em Defesa do Rio Tapajós”. O evento será realizado no município de Itaituba (PA). O grupo defende a preservação dos rios da bacia do Tapajós e os direitos dos povos que moram nessa região em oposição ao complexo de cinco grandes hidrelétricas que está previsto para ser construído no local.


De acordo com o padre Edilberto Francisco Moura Sena, da Comissão de Justiça e Paz, da diocese de Santarém e membro do Movimento Tapajós Vivos, um dos organizadores desta caravana, o ato tem como objetivo unir as forças da bacia contra a construção das hidrelétricas e fazer uma denúncia pública.


Uma nota emitida pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) destacou que indiretamente todas as comunidades do entorno da bacia do grande rio serão gravemente prejudicadas, entre elas a do povo Munduruku, com suas 120 aldeias e doze mil pessoas. O ato é organizado pelo Movimento Tapajós Vivo e reunirá lideranças das pastorais sociais da Diocese de Santarém, quatro bispos que atuam na Amazônia e um número expressivo de movimentos, e ainda membros do Ministério Público Federal, estudantes universitários entre outras entidades. A expectativa é reunir pelo menos 1.000 pessoas.


Ao final do dia, um manifesto será lido e assinado pelas dezenas de entidades presentes e cópias serão enviadas ao Supremo Tribunal Federal, à presidente Dilma Rousseff, ao Ministério das Minas e Energia, ao órgão de direitos humanos da ONU e da OEA e à mídia nacional e internacional. Estão confirmadas presenças de um canal de televisão francesa, cinegrafistas da Holanda e Alemanha, jornalistas de outros estados e da região. A Signis Brasil e a Rede Católica de Rádio (RCR) divulgarão o evento em parceria com a “Caravana em Defesa do Tapajós”, através da Rádio Rural de Santarém e das mídias da entidade. A RCR transmitirá boletins ao vivo durante a caravana.


SIR



http://goo.gl/bH7XSS

Nenhum comentário :

Postar um comentário