30/11/2014

Por uma Igreja desperta

 domtotal.com



Mantém-se viva a nossa fé ou ela foi-se apagando na indiferença e na mediocridade?





Por José Antonio Pagola*

As primeiras gerações cristãs viveram obcecadas pela rápida vinda de Jesus. O ressuscitado não podia demorar. Viviam tão atraídos por Ele que queriam encontrar-se de novo o quanto antes. Os problemas começaram quando viram que o tempo passava e a vinda do Senhor demorava.


Rapidamente se deram conta de que esta demora encerrava um perigo mortal. Podia-se apagar o primeiro ardor. Com o tempo, aquelas pequenas comunidades podiam cair pouco a pouco na indiferença e no esquecimento. Preocupava-os uma coisa: “Que, ao chegar, Cristo nos encontre adormecidos”.


A vigilância converteu-se na palavra-chave. Os evangelhos repetem-na constantemente: “vigiai”, “estejam alerta”, “vivei despertos”. Segundo Marcos, a ordem de Jesus não é só para os discípulos que estão a escutá-lo. “O que vos digo a vós, digo-o a todos: Velai”. Não é uma chamada má.


A ordem é para todos os seus seguidores de todos os tempos.


Passaram 20 séculos de cristianismo. Que aconteceu a esta ordem de Jesus? Como vivem os cristãos de hoje? Continuamos despertos? Mantém-se viva a nossa fé ou foi-se apagando na indiferença e na mediocridade?


Não vemos que a Igreja necessita de um coração novo? Não sentimos a necessidade de sacudirmos a apatia e o autoengano? Não vamos despertar o melhor que há na Igreja? Não vamos reavivar essa fé humilde e limpa de tantos crentes simples?


Não temos de recuperar o rosto vivo de Jesus, que atrai, chama, interpela e desperta? Como podemos seguir falando, escrevendo e discutindo tanto de Cristo, sem que a sua pessoa nos apaixone e transforme um pouco mais? Não nos damos conta de que uma Igreja “adormecida” a quem Jesus Cristo não seduz nem toca o coração é uma Igreja sem futuro, que irá se apagando e envelhecendo por falta de vida?


Não sentimos a necessidade de despertar e intensificar a nossa relação com Ele? Quem como Ele pode despertar o nosso cristianismo da imobilidade, da inércia, do peso do passado, da falta de criatividade? Quem poderá nos contagiar a sua alegria? Quem nos dará a Sua força criadora e a Sua vitalidade?



Instituto Hunitas Unisinos, 28-11-2014.

*José Antonio Pagola é teólogo.



http://goo.gl/CP6V8J

Nenhum comentário :

Postar um comentário