24/04/2015

Papa diz que não quis 'provocar animosidade' no caso armênio

Para o cardeal Walter Kasper, assessor do papa, “a violência que afeta as populações parece nunca parar.”




O papa Francisco discursa na Praça de São Pedro, Vaticano, no dia 22 de abril de 2015



O papa Francisco, ao chamar o massacre de armênios iniciado em 1915 como o “primeiro genocídio” do século XX, “não quis provocar animosidade”, mas convidar as partes – turcos e armênios – a uma “aproximação”, ressaltou nesta sexta-feira o primeiro-ministro do Papa, o cardeal Pietro Parolin.


“O Papa falou de maneira muito clara e ao mesmo tempo discreta sobre este tema”, considerou o secretário de Estado no dia do centenário do genocídio.


Parolin falou à margem da conferência de Pádua (norte da Itália) sobre as declarações do Papa proferidas em 11 de abril na Basílica de São Pedro e que causaram o descontentamento das autoridades turcas.


O Vaticano esteve representado nesta sexta-feira em Yerevan, a capital da Armênia, pelo cardeal suíço Kurt Koch, presidente do Conselho pontifício para a promoção da unidade dos cristão.


“Francisco falou como sempre em termos de reconciliação, como explicou no avião de volta da Turquia (em novembro). Se recordamos esses eventos, não é para causar mais animosidade, mas para convidar todas as partes (…) a uma aproximação, para fornecer uma compreensão comum da História, e encontrar razões para compreensão”, disse Parolin.


Para o cardeal e teólogo alemão Walter Kasper, assessor do papa Francisco, “a violência que afeta as populações (cristãs no Oriente Médio) parece nunca parar.”


“Passaram-se cem anos (…) e hoje se escreve uma nova página de mortes de cristãos (…) Hoje como ontem há deportações, massacres, sequestros e venda de mulheres e crianças”, declarou.


Esta “página vergonhosa” do “genocídio dos armênios” foi “fechada com muita precipitação”, ressaltou.



AFP


http://www.paroquiasantoafonso.org.br/?p=12465

Nenhum comentário :

Postar um comentário