16/08/2015

Andarilhos e Testemunhas do Reino


Os consagrados espelhando-se na humildade da serva do Senhor: Maria!





Por Dom Roberto Francisco Ferreria Paz*


Neste domingo junto a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, festejamos a vocação a vida consagrada. Tem sentido esta associação, pois, Maria a Mãe de Jesus é modelo de entrega e plena doação a Deus na missão singular de trazer ao mundo ao Salvador.


De veras o sim de Maria apresenta o consentimento perfeito e a resposta mais generosa a iniciativa do projeto libertador do Pai. Os consagrados espelhando-se na humildade da serva do Senhor e realizam as maravilhas de Deus que se erguem os pequenos e famintos escrevendo a partir da graça divina uma nova história.


Seguindo com um coração indiviso a Jesus o Redentor e nosso Irmão compassivo através dos votos da pobreza, castidade e obediência na força e parresía do Espírito Santo se constituem em sinais vivos e explícitos do Reino de justiça, amor e paz que celebra a Aliança definitiva de Deus com a humanidade.


Na alegria e ternura de uma vida partilhada e dada para a dignificação e promoção integral da pessoa humana como filho de Deus, e irmão/ã da fraternidade universal e de toda criação, os consagrados nas diversas e diferentes formas e caminhos de servir ao Reino: como eremitas, monges, frades, irmãs, virgens, leigos consagrados, consagrados seculares, todos testemunham o valor absoluto e supremo do Deus Amor, do Deus Esposo e Pai da Misericórdia. São como afirma o documento de Aparecida, especialistas em comunhão, revelando o dom da vida comum, compartilhada, da nova família do Reino, firmada no vínculo da fé e da caridade.


Nos ajudam a respirar o ar da eternidade diante do materialismo e a ganância desmedida, revigorando a nossa esperança e fazendo-nos redescobrir  a capacidade de sonhar mundos novos e alternativos onde a pessoa humana liberta por Cristo seja o centro.


Precisamos de consagrados, pois eles como treinadores e motivadores espirituais nos estimulam a darmo-nos por inteiro, sem reservas, buscando a santidade total, na caridade perfeita da solidariedade e do ágape fraterno que inclui a todos/as em especial os mais pobres. Que o Senhor da Messe continue a chamar estes operários/as  tão nobres e despojados, que com a sua sede de Deus nos empolgam e nos fazem desejar novos horizontes e descansar como dizia Santo Agostinho na beleza eterna do Pai.


Que Nossa Senhora Assunta no Céu derrame copiosas graças sobre os irmãos/ãs  consagrados/as para que tenham numerosas e santas vocações para glória de Deus e serviço generoso e abnegado do seu Reino. Deus seja louvado!



CNBB 13-08-2015.

*Dom Roberto Francisco Ferreria Paz é bispo Diocesano de Campos (RJ).


Andarilhos e Testemunhas do Reino

Nenhum comentário :

Postar um comentário