09/08/2015

Cardeal-patriarca partiu com 58 jovens portugueses para Taizé




JCP/AE - D. Manuel Clemente na fotografia de grupo com os jovens que seguiram este sábado para Taizé

JCP/AE – D. Manuel Clemente na fotografia de grupo com os jovens que seguiram este sábado para Taizé

Comitiva lusa vai participar em encontro internacional que assinala os 75 anos de existência da comunidade ecuménica


Lisboa, 08 ago 2015 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa partiu hoje de autocarro, com mais 58 jovens da diocese, rumo a Taizé (França) para participar num encontro internacional da comunidade ecuménica, que assinala 75 anos de existência.

Em declarações à Agência ECCLESIA, no Seminário dos Olivais, D. Manuel Clemente destacou a oportunidade de “reencontrar um lugar, uma mensagem e uma memória, a do fundador da comunidade, o irmão Roger, que são muito importantes não só como lembrança mas como projeto”.


“A palavra central de Taizé é a palavra reconciliação, reconciliação entre os cristãos, entre os homens e mulheres da Europa e do mundo e isso hoje é tão importante hoje como há 75 anos atrás”, apontou o cardeal-patriarca, aludindo ao facto de esta comunidade ter sido criada em “plena Segunda Guerra Mundial”.


Diante dos conflitos que ainda subsistem, é essencial um projeto onde, a partir “da pessoa viva de Jesus Cristo, a humanidade se renova” e os cristãos podem “ganhar maior consciência do seu papel ao serviço da paz”, complementou.


O encontro internacional de Taizé, entre 9 e 16 de agosto, terá como tema “Por uma nova solidariedade” e servirá também para assinalar com jovens de todo o mundo o centenário do nascimento do Irmão Roger Schütz (1915-2005).


Segundo os últimos dados avançados pelo gabinete de comunicação de Taizé, no total esta atividade deverá contar com a presença de pelo menos 6 mil jovens, dos mais variados países.


Durante a sua estadia entre os jovens, D. Manuel Clemente vai animar dois momentos de reflexão, com destaque para uma conferência sobre a “renovação que está a acontecer na Igreja”, no dia 14.


O cardeal-patriarca vai ainda participar em vários fóruns de partilha com os mais novos, direcionados para temáticas como “a alegria, a simplicidade e a misericórdia”.


Antes da partida para Taizé, D. Manuel Clemente presidiu a uma eucaristia na capela do Seminário dos Olivais, em Lisboa, com a participação dos familiares e amigos dos jovens.


Para Miguel Jerónimo, que segue pela terceira vez para Taizé, realça o “espírito cristão vivo” que a Comunidade de Taizé transmite e a “comunhão” que se cria entre todos aqueles que visitam a pequena localidade com o mesmo nome, situada a cerca de 360 quilómetros de Paris.


“Num período em que de alguma forma o mundo está mais individualista, mais egoísta, Taizé é de facto uma parábola, um exemplo para o mundo de que é possível, ainda que com as nossas diferenças, viver em paz e harmonia uns com os outros”, salientou.


Sobre a ocasião especial que marca o encontro internacional deste ano, com vários aniversários, o jovem de 27 anos, proveniente do Barreiro, deu conta da “grande expetativa” da comitiva lusa em acompanhar “um momento histórico, que é muito dos irmãos de Taizé mas que eles abriram a todo o mundo”.


O regresso da comitiva lusa a Portugal está marcado para dia 16, sendo que deverão chegar a Lisboa no dia seguinte, ao final da tarde.


JC



Cardeal-patriarca partiu com 58 jovens portugueses para Taizé

Nenhum comentário :

Postar um comentário