15/08/2015

Emoção marca colação de grau na Dom Helder

domtotal.com


Turma da manhã colou grau em cerimônia na noite desta sexta-feira.






Alunas comemorando os momentos finais antes da colação de grau <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Formandos antes da colação da grau <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Formandas se preparando para formatura <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Funcionária da Dom Helder Ana Silvia Meireles e a professora Maria Flávia Máximo <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Diplomas expostos durante a cerimônia de colação <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




 <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Reitor Paulo Stumpf SJ dando início a colação de grau <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Alunos posicionados para o início da cerimômia <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Funcionária Ana Silvia Meireles com os professores homenageados Marcelo Kokke, Leonardo Alvim, Ronaldo Cheib e Maria Flávia Máximo <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Colação de grau da turma da manhã <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




A oradora Rita Helena Cardoso Dutra homenageia os formandos <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




A oradora Rita Helena Cardoso Dutra durante a colação <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




A oradora Rita Helena Cardoso Dutra com os formandos <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




A paraninfa Maria Flávia Máximo fez um discurso emocionado durante a cerimônia <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




A paraninfa Maria Flávia Máximo juntamente com os professores o Reitor <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




A paraninfa Maria Flávia Máximo fez um discurso emocionado durante a cerimônia <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Família e amigos de formandos durante a cerimônia de colação <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Família e amigos de formandos durante a cerimônia de colação <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




A paraninfa Maria Flávia Máximo discursando para familiares e amigos dos formandos <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Formandas atentas à cerimônia de colação <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Formando atento à cerimônia de colação <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Formandas atentas à cerimônia de colação <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Funcionária Ana Silvia Meireles com os professores homenageados Marcelo Kokke, Leonardo Alvim, Ronaldo Cheib <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




O professor Ronaldo Cheib sendo presenteado pela formanda Helena do Valle Trindade Porto <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Formanda Juliana Rocha Rodrigues presenteando a funcionária homenageada Ana Silvia Meireles <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Cerimônia de colação de grau <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Formanda Camila Fernanda de Souza Amaral fez homenagem aos que amam <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




A formanda Débora Brasil Soares fez homenagem aos ausentes <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




A formanda Débora Brasil Soares juntamente com os formandos <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




A formanda Carolina Magna Fonseca Soares proferiu juramento <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




A formanda Carolina Magna Fonseca Soares durante juramento na colação <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Formandos proferindo juramento <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




O Reitor Paulo Umberto Stumpf cola grau de Carolina Magna Fonseca Soares <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Reitor Paulo Umberto Stumpf SJ e a bacharel Carolina Magna Fonseca Soares <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Professor Ronaldo Cheib entregando diploma a formanda <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Professor Ronaldo Cheib entregando diploma a formanda <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Professor Ronaldo Cheib entregando diploma ao formando <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Mesa cátedra com os professores Beatriz Costa, Francisco Haas, Anacélia Rocha, Reitor Paulo Stumpf, Vice-reitor Estevão Freitas, professor Franclim Sobral e Luiz Chaves <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Formandos durante colação de grau <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Formandos atentos às palavras finais da colação de grau <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Reitor Paulo Stumpf SJ encerra cerimônia de colação <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>




Alunos se tornaram bacharéis em Direito <i>Foto (Patrícia Almada / DomTotal)</i>





Em uma noite de muita emoção e com a presença de amigos e familiares, os formandos em Direito da turma da manhã da Escola Superior Dom Helder Câmara participaram da cerimônia de colação de grau.


O agora bacharel em Direito, Pedro Couto, não escondia a alegria. “É uma etapa muito importante na nossa vida. Estou imensamente feliz com a presença dos amigos e da família”.


Tádia Marinho Rocha Tinti tem o mesmo sentimento. “Chegamos ao fim. Dever cumprido. É uma data muito feliz, de muita realização”.


Para a formação da mesa cátedra foram chamados o Reitor da Instituição, professor Paulo Umberto Stumpf SJ. e o vice-Reitor, professor Estevão D’Ávila Freitas;  os Pró-Reitores: de ensino, Anacélia Santos Rocha; de extensão, Francisco Haas; de pesquisa, Beatriz Sousa Costa. Também integraram a mesa o coordenador do núcleo de práticas jurídicas e coordenador de formaturas,  Luiz Antônio Chaves;  o coordenador do curso de Direito Integral, Franclim Jorge Sobral de Brito; a paraninfa da turma, Maria Flávia Cardoso Máximo e o patrono, Ronaldo Maurílio Cheib. Os professores homenageados foram Leonardo Andrade Rezende Alvim e Marcelo Kokke Gomes, além da funcionária Ana Sílvia Meireles Rezende.


No início da cerimônia, o Reitor Paulo Umberto Stumpf SJ. saudou a todos os presentes e de forma especial ao professor Jacob Máximo e sua esposa Consuelo, presentes na cerimônia que aconteceu no Espaço Dom Helder na noite desta sexta-feira (dia 14).


A oradora da turma foi a formanda Rita Helena Cardoso Dutra.  Ela falou sobre solidariedade e respeito mútuo e a importância da boa convivência entre alunos e professores nesses cinco anos de curso. “Aos meus  colegas formandos gostaria de deixar a mensagem de que em qualquer idade é possível buscar um objetivo, basta manter a fé em si mesmo. E nós combatemos o bom combate, mantivemos a fé, e conquistamos nosso diploma. Que Deus abençoe a todos”, finalizou.


Paraninfa


A professora Maria Flávia Cardoso Máximo, escolhida pela turma como paraninfa, começou citando um trecho bíblico de Matheus capítulo 5, versículo 6: “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados”.


Ela falou da importância do Direito na vida e na sociedade. “A sociedade precisa do Direito para regular suas relações. O Direito, por sua vez, não teria razão de viver se houvesse a sociedade”, disse. “Nossa nação nunca precisou tanto de seus verdadeiros juristas.  Portanto, os senhores têm o dever de preservar as leis, respeitar seus valores e exigir o acatamento de todos, sobretudo das autoridades”.


A professora Maria Flávia também falou sobre Dom Helder Câmara, que inspira ao proclamar um mundo mais justo. E pediu que antes de tudo, os novos bacharéis tenham fé. Fé na vocação, no chamado de Deus para a justiça.


Visivelmente emocionada, pediu que os afilhados sejam verdadeiros juristas e não se conformem em serem apenas técnicos. “ Em conjunto lutaremos pela justiça e paz social. Amo vocês.”


Homenagens


O momento das homenagens esteve entre os mais emocionantes da cerimônia. Camila Fernanda de Souza Amaral fez a homenagem “aos que amam”, falando da importância dessas pessoas durante a “corrida desenfreada em busca do ideal” e do quão importante é dividir com elas esse momento tão especial. “Muito obrigada a todos vocês, pais, cônjuges, filhos, irmãos, namorados, noivos, avós, tios, primos e amigos por fazerem parte dessa conquista. A vitória também é de vocês. Pois, como já dizia Machado de Assis, cada qual sabe amar a seu modo/ o modo pouco importa/ o essencial é que saiba amar”, falou a formanda.


Já a homenagem aos ausentes foi feita pela formanda Débora Brasil Soares. Ela começou falando o significado da palavra ausência que é o efeito de se ausentar ou de estar ausente. O verbo ausentar, por sua vez, significa fazer com que alguém se afaste de um lugar, fazer desaparecer algo. Depois, falou que o significado pode sim estar errado. “Quando pensamos naqueles que não estão mais fisicamente presentes, não é o vazio que sobressai, mas sim as boas recordações, um sentimento nostálgico dos momentos que passamos juntos”, disse.


“Em nome de todos os formandos que sentiram e sentem a falta de um ente querido, quero dizer a vocês presentes, que vocês conseguiram! Mesmo com todas as adversidades da vida, vocês lutaram muito pela nossa felicidade e foram fundamentais nesta vitória. Aos ausentes, nossa eterna saudade e admiração! Aos presentes, nosso muito obrigado e nossa eterna gratidão”, finalizou.


Encerramento


O Reitor Paulo Umberto Stumpf  SJ. parabenizou os formandos. “Vocês tem que celebrar muito porque foi e é uma grande conquista”. Professor Paulo também citou o patrono Dom Helder, quando falou sobre a importância do sonho na vida. “Os sonhos têm uma força de motivação que nos dão garra, nos dão resistência para enfrentar os desafios do dia a dia”, disse.


“Nesta noite de alegria, de celebração, desejamos a vocês que levem para a vida, os sonhos que vocês cultivaram nessa Instituição durante esse tempo. Que esses sonhos possam animar vocês no dia a dia, dando essa força, essa alegria. Alimentando em vocês a esperança de que sim, nós podemos fazer a diferença e contribuir, não só para a construção da própria felicidade e a felicidade dos que amamos, mas contribuir também para uma sociedade melhor”, finalizou.



Redação Dom Total


Emoção marca colação de grau na Dom Helder

Nenhum comentário :

Postar um comentário